segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Construção de paródia

Vinicius Vieira
Nataly Marota

Atividade realizada na Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha, na cidade de Teixeiras-MG, com os alunos do 6° ano do ensino fundamental a fim de incentivar a produção artística cultural, estimulando a criatividade do aluno e fortalecendo os conceitos geográficos introduzidos ao longo das aulas.

Plano de aula
Turma
6º ano
Tema
Paródia
Disciplina
Geografia
Conteúdo
Livre
Duração
50 minutos
Objetivo geral
Promover uma aula diferenciada, trabalhando conceitos da geografia através da música.
Objetivos específicos
Estimular a criatividade
Aplicação do conhecimento adquirido.
Recursos
Folha A4, Lápis, Borracha, Caneta
Estratégias e encaminhamento da aula
1º momento: Orientar para que escolham uma música a seu gosto e modifiquem a letra, abordando um tema da Geografia de seu interesse que tenha sido trabalhado ao longo do ano.
2º momento: Orientar para que o tema seja abordado de modo que faça sentido.
3º momento:  Propor a apresentação dos trabalhos realizados em formato de um pequeno recital.
Avaliação
A avaliação considera a participação na atividade, a criatividade na abordagem do tema escolhido e se o mesmo foi transmitido de forma correta.


Roda de Conversa: Diversidade Sexual e Gênero - E.E. Dr Mariano da Rocha

Roda de Conversa: Diversidade Sexual e Gênero

Vinícius Vieira de Almeida


Com a proximidade da Semana da VIDA, na Escola estadual Dr. Mariano da Rocha, onde diversas atividades multidisciplinares são realizadas, uma turma do 2° ano foi questionada sobre qual a temática, ou o que eles gostariam de saber, e um tema recorrente apresentando foi em relação a diversidade sexual e afetividade. 

Neste sentindo no dia 21/11 foi realizado com os jovens uma roda de conversa intitulada: Diversidade Sexual e Gênero. 

Como a proposta surgiu através dos/as alunos/as , num primeiro momento foi proposto como ferramenta metodológica que cada um/uma escrevesse em uma tarjeta dúvidas, perguntas, frases, palavras que correlacionaram com a temática inicial. 

Em seguida com a participação dos jovens e como referência e apoio as tarjetas foi abordado algumas questões como: sexualidade; sexo; diversidade; identidade de gênero; opção sexual; transexualidade e outros elementos que foram pontuados pelos alunos/as, questionamentos que perpassam questões relacionadas ao corpo, sentimentos e relacionamentos.

Filme: “Guerra do Fogo”

Filme: “Guerra do Fogo”
Flavia Coura 
Nataly Marota 
Vinicius Vieira



Planejamento para disciplina de Geografia do 6º ano do Ensino Fundamental II, Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha.

Turma:6º ano

Tema: Filme “Guerra do Fogo”

Disciplina: Geografia

Conteúdo: Pré-história, Primeiras sociedades, Paisagens

Duração: 3 aulas de 50 minutos

Objetivo geral: Promover um exercício reflexivo sobre os avanços da humanidade.

Objetivos específicos:

- Promover uma aula diferenciada, utilizando linguagem cinematográfica;
- Promover um exercício de reflexão a respeito do progresso da humanidade;
- Ressaltar a importância de elementos como a linguagem e e o fogo, e sua relação com a evolução humana;
- Desenvolver a capacidade de observação crítica;.
- Exemplificar cenários de atividade tectônica;
- Atentar para os animais extintos, existentes na época;
- Exemplificar distintas formas de relevo;
- Exemplificar mudanças de paisagem;
- Promover uma forma de assimilação entre o estudo de Geografia e uma atividade cotidiana.

Material: Notebook, Filme “Guerra do Fogo”, Datashow.

Estratégias e encaminhamento da aula:

Utilizar da linguagem cinematográfica para atrair o interesse dos alunos. Através da exibição do filme “guerra do Fogo”, em uma versão editada de forma a ser mais apropriada para a faixa etária dos 
alunos

1º momento: Exibição do filme. Orientar para que os alunos se atentem ao cotidiano dos personagens, uma vez que o filme não apresenta diálogos. A linguagem é dada pelas ações, gritos , grunhidos e pela linguagem corporal dos personagens.
2º momento: Continuação da exibição do filme. Após a exibição, promover um diálogo acerca de temas retratados no filme, como os perigos da época, a Fauna em extinção, a importância da linguagem, a importância do fogo, a importância das cavernas e casas, a importância das ferramentas, a evolução da sociedade e os avanços da humanidade.
3º momento: Realizar atividades de reflexão e debate sobre as conexões da geografia com os temas retratados pelo filme. Propor a elaboração de um resumo e elaborar questões de prova que abordem os aspectos geográficos evidenciados no filme, como as relações entre as primeiras sociedades, a relação entre sociedade e natureza, os perigos fora das cavernas, as paisagens contrastantes, a descoberta do fogo e da técnica e a evolução da humanidade.

Avaliação: 
A avaliação levará em consideração a participação dos alunos na construção do diálogo posteriormente ao filme. Assim como os resultados obtidos em relação ao resumo e a avaliação (prova).

Referencias: Filme “Guerra do Fogo”. Original “La Guerre du Feu”. França, Canadá. Direção Jean-Jacques Annaud, 1981.



Aula Dialogada: Juventude e Projeto de Vida

Aula Dialogada: Juventude e Projeto de Vida

Vinicius Vieira
Nataly Marota


Conversa realizada na Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha - Teixeiras-MG, com os alunos do 6° ano do ensino fundamental, nas semanas finais de encerramento do ano letivo, com o objetivo de levantar uma reflexão sobre o dia a dia da juventude, seus desafios, planos, sonhos e perspectivas. 

  








Plano de aula 
Turma
6º ano
Tema
Juventude e Projeto de Vida 
Disciplina
Geografia – 6º ano
Conteúdo
Juventude
Duração
50 minutos
Objetivo geral
Promover uma discussão com os jovens sobre os desafios da juventude e as suas perspectivas de vida a partir de cada realidade e sonhos dos sujeitos. 
Objetivos específicos
Promover uma breve contextualização política;
Ressaltar direitos e deveres dos jovens;
Promover uma conscientização quanto ao caminho a ser percorrido pela juventude e quanto à importância da educação para projetos futuros.
Recursos
Folha A4, lápis, borracha.
Estratégias e encaminhamento da aula
1º momento: Realização de uma conversa com os jovens, sobre o que entendem, por juventude, usando perguntas geradoras como: O que é ser Juventude?; Quais são as Juventudes?; Qual o papel e dever dos jovens? E a partir de cada elemento levantado pelos jovens como apoio metodológico e visual, esses elementos são escritos no quadro.
2º momento: Realizar uma introdução do tema, contextualizando o cenário político e as mudanças as quais estão inseridos os jovens atualmente.
3º momento: Promover uma aula dialogada partindo das seguintes perguntas geradoras: “Onde você se imagina/o que se imagina fazendo daqui há 5 anos? E daqui  ha 10 anos?, utilizando a metodologia chuva de ideias, colocando em destaque no quadro, palavras marcantes presentes no discurso dos alunos, consideradas chaves na construção do diálogo. 
Avaliação
A avaliação considera a participação e engajamento dos alunos na construção do diálogo.
Referencias
CATANI, A.M. GILIOLI, R. S. P. Cultura Juvenis: múltiplos olhares. 2004
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
SANTOS, V.G. CASSIMIRO, H.L. ALVEZ, K.C. Como desenvolver a participação social no grupo de jovens?. 2007


         Material produzido pelos jovens

Roda de Discussão PEC 55 - 241



Roda de Discussão: PEC 55- 241 (teto para os gastos públicos)

Com os projetos políticos em trânsito e a onda de ocupações de escolas no país no segundo semestre do ano passado (2016), estudantes do ensino médio da E.E. Dr Mariano da Rocha demandaram um espaço para debater questões relacionadas à educação ao cenário político. Foi realizada, então, uma roda de discussão sobre a PEC 55 (241), proposta de emenda constitucional de limite aos gastos públicos por 20 anos, de efeito direto na educação. Para otimizar o tempo tratando de um assunto abrangente, a metodologia  buscou ser mais dinâmica.
    No primeiro momento a introdução com um vídeo (1) para elencar pontos base e a contextualização da PEC 241, da Medida Provisória nº 746, proposta de reforma do Ensino Médio e  do Projeto de Lei 7180/14 - Escola Sem Partido, seguidos de uma explicação síntese de cada uma. 
 
Vídeo 1. E se Jonas fosse filho da 241

No segundo momento, houve uma explanação dos movimentos de resistência à essas reformas políticas, com exposição de material audiovisual (2) .  Após essa discussão teórica apresentada por estudantes convidados da UFV, Ana Carolina Nunes e Geovanna Januária, ambas do curso de Geografia e Sérgio Castro do curso de Ciências Sociais, o terceiro momento abre para o debate. 

Vídeo 2. Ocupa Escola RJ: Os Minos

    Por se tratar de tema com impacto na vida concreta dos estudantes, o interesse em participar do espaço foi notório. Da mesma forma o debate poderia surtir mais efeito caso houvesse maior disponibilidade de tempo, uma vez que as dúvidas foram variadas trazendo à tona questões atuais além da dimensão curricular.  A promoção deste espaço mostrou-se bastante pertinente sendo um indicador para direcionar mais esforços neste sentido.

Roda de Conversa: Negritude e Mídia - E.E. Dr Mariano da Rocha

Roda de Conversa: Negritude e Mídia - E.E. Dr Mariano da Rocha

Vinícius Vieira de Almeida

- A cada 23min um jovem negro é morto no Brasil

- Das 100 pessoas assassinadas, 71 são negras

- Os jovens negros têm até 12 vezes mais chances de morrer do que um jovem branco.



E com esses dados alarmantes se deu inicio a conversa com jovens do 1º ano da  E.E. Dr Mariano da Rocha, sobre a negritude, racismo e mídia. Neste diálogo ficou enfatizado a violência sistemática imposta pela sociedade aos negros e negras de nosso País. Como a nossa sociedade, com o apoio da mídia violenta a juventude, impondo regras e modelos sociais e de comportamentos.

Este espaço serviu ainda como um espaço de acolhida e desabafo onde foram relatados diversos casos de violências seja física, verbal, institucional sofrido pelos jovens, por seus familiares e através de relatos de conhecidos. Outro elemento levantado foi em relação ao bullying, sofrido por alguns jovens devido a sua tonalidade da pela, pelas suas roupas e pelo seu cabelo e como a mídia colabora com essas ações enfatizando um padrão de beleza em suas novelas e comerciais. 

Exibição do filme“Os Croods” - E.E. Dr Mariano da Rocha

Exibição do filme“Os Croods” - E.E. Dr Mariano da Rocha

Flavia Coura
Nataly Marota
Vinícius Vieira

O longa trata-se de uma obra de animação contemporânea, que possui um roteiro simples, extremamente colorido, divertido e descontraído. O Filme se passa em meio  aos eventos catastróficos que sucederam a separação dos continentes ocorrida na pré-história, onde os Croods buscam sobreviver em meio a esses e outros perigos de um novo mundo fora da caverna. O filme contribuiu de forma bastante didática para a boa fixação de diversos conteúdos, entre eles eventos geológicos como sismos e atividades vulcânicas, paisagens, relevo, hidrografia, fauna em extinção, descoberta do fogo e a  importância da técnica.



Planejamento para disciplina de Geografia do 6º ano do Ensino Fundamental II, Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha.

Turma:  6º Ano

Tema: Filme “Os Croods”

Disciplina: Geografia

Conteúdo: Atividades tectônicas, terremoto, vulcanismo, Relevo, Vegetação, Hidrografia, Primeiras sociedades, Importância das cavernas, Importância das ferramentas.

Duração: 150 minutos

Objetivo geral: Promover a assimilação entre as temáticas e cenários do filme “ Os Croods” e os conceitos Geográficos.

Objetivos específicos:

Promover uma aula diferenciada, utilizando linguagem cinematográfica;
- Promover um exercício de reflexão a respeito do progresso da humanidade;
- Ressaltar a importância de elementos como a linguagem e e o fogo, e sua relação com a evolução humana;
- Desenvolver a capacidade de observação crítica;.
- Exemplificar cenários de atividade tectônica;
- Exemplificar distintas formas de relevo;
- Exemplificar mudanças de paisagem;
- Promover uma forma de assimilação entre o estudo de Geografia e uma atividade cotidiana.

Material: 
Notebook, Filme “Os Croods”, Datashow.

Estratégias e encaminhamento da aula:

1º momento: Iniciar a exibição do filme.
2º momento: Continuação da exibição do filme.
O filme tem a duração de 1:38h. Sendo necessárias 2 aulas de 50 minutos para a exibição do mesmo.
3º momento: Propor atividades de reflexão e debate sobre as conexões da geografia com os temas abordados pelo filme. Propor a elaboração de um resumo e elaborar questões de prova que abordem os aspectos geográficos estudados anteriormente e retratados no filme, como sismos e erupções vulcânicas, paisagens contrastantes, a busca pela sobrevivência, a relação homem x natureza, a importância da descoberta do fogo e da técnica.

Avaliação: A avaliação será feita mediante observação da participação e interesse dos alunos nas atividades propostas, e levará em consideração os resultados dos resumos e da avaliação (prova).

Referencias: Filme “The croods”. Direção: Chris Sanders, Kirk De Micco. Distribuição Fox Film do Brasil, 2013.









Atividade sobre aspectos físicos da paisagem

Flavia coura
Ana Claudia Honorio
Nataly Marota 


No dia 27 de outubro de 2017, foi finalizada uma atividade onde os alunos do 6º ano da Escola Municipal Doutor Mariano da Rocha puderam elaborar um cartaz ilustrado por recortes de livros e revistas, retratando diferentes paisagens associadas a um tema, entre eles, relevo, clima, vegetação e hidrografia e promovendo sua devida caracterização em forma de apresentação oral. Os resultados foram expostos no mural da escola.

  






Planejamento para disciplina de Geografia do 6º ano do Ensino Fundamental II, Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha.

Plano de aula
Turma
6º ano
Tema
Aspectos físicos da Paisagem
Disciplina
Geografia
Conteúdo
Paisagem, Relevo, Clima, Vegetação, Hidrografia
Duração
2 aulas de 50 minutos
Objetivo geral
Reconhecer diferentes paisagens ao redor do planeta a partir da identificação dos aspectos físicos.
Objetivos específicos 
Promover trabalho em equipe;
Promover a pesquisa;
Promover a execução do processo criativo;
Promover a assimilação dos conceitos da geografia.
Recursos
Livros, Revistas, Cartolina, Canetinha, Tesoura, Cola.
Estratégias e encaminhamento da aula
1º momento: Introdução do conteúdo utilizando conteúdos do livro didático, páginas 96 e 97.
2º momento: Dividir a turma em 4 grupos, cada um a cargo de elaborar um cartaz contextualizando diferentes paisagens dentro dos seguintes temas: Relevo, Clima, Vegetação e Hidrografia. Para isso, o grupo deve pesquisar por imagens se serem recortadas e utilizadas para ilustrar o tema em cartaz.
3º momento: Os grupos devem pesquisar as características  correspondentes à imagem escolhida para a apresentação do cartaz.
Avaliação 
A avaliação considera a coerência entre o tema e a imagem e sua explicação.
Referencias
BOLIGIAN, L; et al . Geografia espaço e vivência, 9º ano. Saraiva, 5º edição. São Paulo, 2015.



Neoliberalismo e Mineração - E.E. Dr Mariano da Rocha

Neoliberalismo e Mineração - E.E. Dr Mariano da Rocha

Vinícius Vieira de Almeida


De acordo com o currículo e livro didático - Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geografico e Globalização - utilizado como recurso pedagógico no 2° ano da Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha, localizada no município de Teixeiras-MG. O conteúdo apresentando aos alunos/as perpassam as temáticas: capitalismo; globalização e neoliberalismo dentre outros assuntos.


Neste sentido foi realizado uma roda de conversa com os/as alunos/as, onde foi feita uma contextualização de como está a questão econômica no País, como o capitalismo e o imperialismo atuam e influenciam esse ciclo econômico de forma geral.

Em seguida foi feito um recorte em relação a mineração, sendo abordado a questão da mais valia, a exploração mineral, o lucro, o boom da mineração, a dependência que é criada em cima desse modelo econômico, utilizando como exemplo ainda o Crime Socioambiental da Samarco - VALE e BHP Billiton, no município de Bento Rodrigues.

Sendo apresentando ainda as formas de resistências e movimentos populares e sociais que estão constantemente na luta pelos direitos e mobilização social dos atingidos.



Plano de aula - Desenhando um recorte espacial.



Flavia Coura
Ana Claudia Honorio
Nataly Marota

Planejamento para disciplina de Geografia do 6º ano do Ensino Fundamental II, Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha.

Turma
6º ano
Disciplina
Geografia 
Conteúdo
Paisagens
Duração
50 minutos
Objetivo geral
Identificar os elementos naturais e sociais presentes na paisagem.
Objetivos específicos
Incentivar a criatividade na representação espacial;
Destacar diferentes aspectos físicos e sociais que compõem a paisagem.
Recursos 
Folha A4, Lápis de cor, canetinhas.
Estratégias e encaminhamento da aula
Orientar os alunos para que considerem seu conhecimento prévio sobre elementos que compõem a paisagem, como formas de relevo, cobertura vegetal, hidrografia, intervenção humana, utilizando a memória de pontos de referência por eles associados, gerando um senso de localização para construir de forma livre e conceitual uma ilustração de um recorte espacial que lhe seja familiar.
Avaliação
A avaliação do desenho leva em conta a criatividade ao retratar a paisagem assimilando conceitos da Geografia.




Paisagem, Cotidiano e transformação na Cidade de Teixeiras - MG


Flavia Coura
Ana Claudia Honorio
Nataly Marota
No dia 14 de março de 2017, ocorreu uma atividade onde os alunos das turmas de 6º e 7º anos da Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha puderam identificar as mudanças ocorridas na paisagem da cidade de Teixeiras - MG ao longo dos anos, através da comparação entre fotos antigas e recentes, bem como relacioná-las às ações humanas. Construindo o conceito de paisagem e fazendo a distinção entre paisagem natural e paisagem construída.
Planejamento para disciplina de Geografia do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II. Plano de aula Turma 6º e 7º ano Tema Paisagem, cotidiano e transformação na Cidade de Teixeiras - MG Disciplina Geografia Conteúdo Paisagem, Escala, Lugar, Espaço Duração 2 aulas de 50 minutos Objetivo geral Reconhecer e identificar as paisagens naturais e modificadas. Objetivos específicos Construir o conceito de paisagem; Comparar elementos antigos e recentes presentes nas fotos a fim de perceber os processos históricos sociais impressos na paisagem; Trabalhar o conceito de escala espacial e temporal; Identificar as características das paisagens naturais e modificadas; Identificar as transformações ocasionadas pela intervenção humana no espaço. Identificar pontos de referência. Trabalhar a noção temporal; Questionar a realidade observada através da comparação das imagens antigas e recentes de maneira crítica e consciente. Recuros Imagens antigas e recentes da cidade de Teixeiras - MG, folha A4, lápis, borracha. Estratégias e encaminhamento da aula 1º momento: Introdução do tema paisagem através dos conteúdos disponíveis no livro didático. 2º momento: Através da comparação entre as fotos, orientar os alunos para que observem as transformações ocorridas na paisagem ao longo dos anos, através da intervenção humana, identificando mudanças na paisagem natural, os pontos de referência que permanecem, como praça, igreja, o surgimento de novas casas, novas ruas, promovendo um olhar crítico quanto a diferenciação entre paisagem natural e paisagem construída. Avaliação A avaliação deve ocorrer de forma qualitativa, considerando a participação do aluno no diálogo sobre as mudanças observadas através das fotografias, e na sequência, a elaboração um texto em dupla descrevendo as mudanças e os contrastes observados nas paisagens da cidade Referencias BOLIGIAN, L; et al . Geografia espaço e vivência, 9º ano. Saraiva, 5º edição. São Paulo, 2015.
Visita ao Asilo de Visconde do Rio Branco

Évelyn Freire da Silva
Geovanna Laura Januário
Talita Teixeira da Costa

No dia 23 de setembro de 2017, os alunos do 6º ano do turno vespertino do Colégio Rio Branco visitaram o Asilo de Visconde do Rio Branco. Os estudantes levaram doações e participaram de roda de conversa com os moradores do asilo. 




Oficina: Teatro do Oprimido - E.E. Dr Mariano da Rocha

Oficina: Teatro do Oprimido - E.E. Dr Mariano da Rocha

Vinícius Vieira de Almeida

Os alunos do 1° anos da Escola estadual Dr. Mariano da Rocha localizada no município de Teixeiras/MG, participaram de uma oficina de Teatro do Oprimido. Nesta oficina foi desenvolvido alguns jogos com os jovens que tem como objetivo trabalhar e despertar os sentidos como: fala; audição; visão e tato.



De acordo que os jovens iam participando dos jogos, era perceptivo que aos poucos os mesmos iam perdendo a timidez, a vergonha e se tornaram participativos ao longo dos jogos. Essa oficina teve como objetivo discutir as situações de opressões que os jovens estão inseridos seja através de um recorte social, cultural, financeiro e tantos outros imposto pela mídia e pela sociedade.
Ao final dos jogos foi feita uma conversa, onde os jovens socializaram as suas impressões e sentimentos, sendo necessario (re)afirmar a necessidade do diálogo e formas coletivas de romper com as diversas situações de opressões.



As Grandes Corporações - E.E. Dr Mariano da Rocha

As Grandes Corporações  - E.E. Dr Mariano da Rocha

Vinícius Vieira de Almeida



O período Pós Segunda Guerra (sobretudo a partir dos anos 70), possui papel essencial para as corporações mundiais. É uma nova etapa na qual os franceses chamam de mundialização e os anglo-saxões de globalização. Para os geógrafos é a articulação ampliada dos territórios locais com a economia mundial. É um período com grande registro espacial de fenômenos econômicos.

Sendo assim, seguindo o curriculo do 2ºAno do ensino médio da E.E. Dr Mariano da Rocha, onde é abordado a industrialização, capitalismo, coorporações, globalização entre outros, foi realizado uma apresentação em sala com a utilização de slides, sobre as corporações, sendo abordando os principais processos necessários para a sua constituição, as redes, fluxos, fixos, a tecnologia envolvida entre outros. Foi utilizado ainda alguns exemplos como; tentativa de privatização da água pela Nestlé, o agronegócio no Brasil e suas implicações sócio-econômicas culturais; e sobre o domínio da mídia.

Sendo a água um ponto que foi mais enfatizado em sala, onde o assunto foi abordado a partir de um recorte onde foi discutido o local/município (teixeiras) a partir a relação dos alunos com a água.

Cine Debate - Documentário: A História das Coisas - E.E. Dr Mariano da Rocha

Cine Debate - Documentário: A História das Coisas - E.E. Dr Mariano da Rocha

Vinícius Vieira de Almeida


O cine debate foi realizado em uma turma do 7° ano da E.E. Dr Mariano da Rocha e  teve como objetivo refletir o padrão de consumo e como podemosreverter a lógica capitalista de exploração desenfreada e consumo exacerbado, neste sentido como ferramenta metodológica foi utilizado o documentario: Historia das Coisas, que tem aproximadamente 20min de duração e após a exibição foi feita uma conversa com os jovens, realizando um diálogo e reflexões, sempre associando aos conceitos geográficos que estão sendo trabalhados com a turma.

Neste documentário é abordado sobre a relação de produção e consumo das mercadorias e o processo de globalização. Após a exibição os alunos/as foram convidados a repensar o seu comportamento, seu consumo e de sua família entre outros e fazer uma discussão em sobre a relação entre consumo e a produção de resíduos necessário para a produção do produto final que consumimos diariamente ou está presente em nossas casas, sala de aula, no trabalho entre outros.

Após foram levantados algumas palavras chaves que os alunos/as levantaram a partir da exibição do documentário, essas palavras são importante para se fazer a conexão do conteúdo com o documentário exibido. Algumas palavras como: consumismo; produção; lucro; exploração; meios de produção; capitalismo; obsolescência programada; recursos naturais, entre outros permearam a conversa.

Plano de aula - Aspectos culturais regionais

Plano de aula - E.E. Dr Mariano da Rocha
Tema: Aspectos culturais das regiões brasileiras
Turmas: 7º ano
Professor: Lúcio
Duração: 1 aula – 50min
Descrição: Apresentação dos aspectos culturais regionais em sequência aos aspectos de natureza física trabalhados em aulas anteriores como forma de introdução à temática População Brasileira.
Objetivos: Suscitar discussão acerca da diversidade cultural brasileira ao abordar músicas e danças típicas das regiões.
Atentar para os estereótipos veiculados buscando refletir sobre as pluralidades imbricadas pelas características da contemporaneidade e sociohistóricas.
Metodologia: Pesquisa inicial via internet de aspectos culturais regionais e seleção de material. Na aula disponibilizada ocorre a exibição de curtos vídeos, um para cada região brasileira, que mostram expressões artísticas, folclóricas. A cada vídeo são feitas perguntas direcionadas para evocar os conhecimentos dos estudantes a fim de associarem o conteúdo exibido a alguma região. Assim, buscam elencar os elementos para essa associação dando suporte para debater pré-conceitos.  Os vídeos utilizados apresentaram:
- Sul: dança típica de origem europeia
- Sudeste: Criolo – rap
- Centro- oeste: catira
- Nordeste: contação de história em cordel
- Norte: carimbó – origem indígena
Materiais: Data-show, download de vídeos pela internet

Avaliação: A avaliação ocorre durante a própria aula através das perguntas e, portanto, da participação oral. O uso de material audiovisual privilegia os sentidos, provocando estímulos e interesse por parte dos estudantes. Em alguns momentos os estudantes mostram-se dispersos e emendam conversas que podem ser mobilizadas para complementar o tema proposto. 

Plano de aula - Saúde e Crise hídrica

Plano de aula - E.E. Dr Mariano da Rocha


Tema: Saúde e crise hídrica
Turmas: 7º ano
Professor: Lúcio
Duração: 1 aula – 50min

Conteúdos: problemas de infraestrutura urbana, saneamento básico, impactos socioambientais, rios e regime de chuvas, crise hídrica

Objetivos:
Suscitar discussões a partir de uma situação-problema;
Estabelecer conexões entre conteúdos geográficos e a crise hídrica;
Estabelecer relações entre fenômenos, da crise hídrica aos efeitos na saúde;
Mobilizar elementos ditos físicos e humanos para a compreensão mais totalizante de fenômenos;
Associar conteúdos de sala de aula com o tema Saúde proposto pela Feira de Ciências da escola;

Metodologia: Partindo da situação-problema de crise hídrica em ocorrência na região, desdobrar elementos já estudados em aulas anteriores sobre problemas de infraestrutura urbana e seus impactos socioambientais. Em forma de esquema, escrever ordenadamente no quadro três categorias com espaço entre elas para inserção de mais conteúdos: Infraestrutura urbana, Crise hídrica e Saúde. Da primeira categoria são desmembrados subtemas como saneamento básico e problemas urbanos; da segunda categoria, subtemas como hidrografia e regime de chuvas e problemas socioambientais como enchentes e escassez de chuvas e, por fim, na terceira categoria, buscar relacionar os impactos na saúde advindos da falta d’água com o auxílio de uma reportagem. Após a leitura da reportagem, os estudantes devem responder às questões: quais problemas resultantes da falta de água, e como essa situação afeta a saúde das pessoas.


Reportagem como recurso didático.
Materiais: Quadro, giz, caderno, Xerox de reportagem.


Avaliação: Reflexão para introduzir a relação entre os estudos de geografia e a saúde. A atividade teve como resultado a leitura e interpretação de texto e anotações reflexivas sobre o tema, e posterior pesquisa fora da sala de aula para elaboração do trabalho a ser apresentado na Semana da Vida. 

Plano de aula: Climas e paisagens

Plano de aula – E.E. Dr Mariano da Rocha
Tema: Climas e paisagens
Professor: Edgar
Turmas: 6º ano
Duração: 1 aula – 50min
Descrição: Dinâmica em grupo para promover a interpessoalidade ao trabalhar conteúdos relacionados aos climas globais e as paisagens correspondentes.
Objetivos:
Reconhecer diferentes paisagens ao redor do planeta;
Associar elementos da paisagem aos diferentes climas;
Consolidar o conteúdo de forma mais interativa.
Metodologia: Após divisão da turma em grupos são distribuídas imagens retiradas de revistas para observação e discussão de suas características. Cada imagem busca representar algum tipo de paisagem associadas aos climas em escala global. Acomodados com o material, desenvolve uma rápida introdução ao tema, resgatando os conteúdos das aulas anteriores. Dado um tempo para preparação, posteriormente os estudantes são questionados sobre o material em mãos, buscando trazer para o debate elementos relacionados aos climas e regiões como temperatura, latitude, altitude, vegetação.
Materiais: Fotografias de revistas, quadro, giz.
Avaliação: A proposta da aula consiste no diálogo e na exposição buscando a interação entre os estudantes. Curiosos acerca da regência de uma pibidiana mostraram interesse e participação, no entanto, por ter tido pouco contato prévio com a turma em questão, em certos momentos houve desconfiança ao andamento da aula e a inexperiência pode ter impacto na comunicação. No geral, o resultado foi satisfatório em relação ao objetivo inicial.
Referência: Livro Didático – 6º ano