terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Debate Mariane e Belo Monte

O debate foi realizado com o terceiro ano, no dia 30 de agosto de 2017. A escolha do tema se deu pelo professor de geografia Diego,  regente da turma. O tema estava em voga  e sendo uma das apostadas de questão no Enem, de fato caiu a questão de belo monte. Os temas foram problematizados na seguinte direção. Inicialmente Mariana com crime ambiental de tão grande proporção, provocada pela Samargo, fusão da Vale e BHP Billiton.  Em seguida a questão de Belo Monte, um território indígena na qual está sendo inundada para a criação de uma grande Hidrelétrica. Além de barrar o Rio Xingu, o maior afluente do Amazonas. Os alunos não dominavam muito bem o tema, mas já tinha houvido falar do novo Código  de Mineração  e assim o debate rendeu. Levamos também para sala de aula mapas, que mostram a localização desses lugares.     


Plano de aula: Problemas ambientais

Plano de aula:


Tema: Problemas ambientais
Público alvo: Alunos do 7ºano
Duração: 50 minutos
Recursos: Data Show  
Escola: Colégio Municipal Rio Branco
Data: 18/10/2017
Objetivos:
O (a) aluno(a) entenda o que é problemas ambientais, o que esse vem causando, como ele pode contribuir para a diminuição desse, quais os problemas ambientais ele consegue identificar na sua cidade e os impactos que esses vem causando à Visconde do Rio Branco.
Conteúdo:
  • definir o que é problemas ambientais;
  • Por que esse tanto ameaça o Planeta?;
  • O que tem causados os maiores problemas da atualidade?
    • Alto crescimento demográfico;
    • urbanização acelerada, ocupação irregular;
    • Desmatamento;
    • Poluição das águas marinha e potável;  
    • Poluição do ar e do solo.
  • Consequências:
    • Perda da Biodiversidade;
    • Aquecimento Global.


Metodologia:
Aula expositiva com participação dos alunos. Logo após a exposição dos conteúdos, apresentar o vídeo A relação do homem com a natureza e o meio ambiente que o rodei… Um vídeo muito comovente disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wcBwFCVC1R0  . Em que discutiremos um pouco de preservação da natureza.


Resultados:
Não muito produtiva a metodologia escolhida, os alunos ficaram dispersos e conversando além da conta. Mas no final tiveram habilidade para discutir alguns pontos levantados.
Não houve fotos

Maquete Cultural:

Maquete Cultural:
O trabalho realizado no dia 30 de agosto de 2017, pelos pibidianos: Patrícia Ferreira Batista, Welerson Machado e Fernanda Evilyn. Consistiu em mostrar para os alunos algumas características culturais da região nordeste. Seja na manifestação artística, religiosa ou culinária.
Inicialmente, nós pibidianos no laboratório fizemos a maquete, usando:
  •  isopor, 
  • tinta guache, 
  • a divisão política do nordeste, 
  • fotos de aspectos culturais de cada estado que compõe a região e também suas respectivas capitais e 
  • palitos de dente. 
Em cada estado tinha a foto da capital e mais duas de manifestações culturais.
Na sala de aula explicamos um pouco do que é a região nordeste, de sua formação, como é a população, a atração turísticas e o clima. Em seguida deixamos que os alunos chegasse próximo a maquete para poder olhar, perguntar sobe e falar o que acharam.