PLANO DE AULA DO ENSINO MÉDIO
1. IDENTIFICAÇÃO
Escola:
Escola estadual Dr. Mariano da Rocha
Curso:
Ensino Médio
Disciplina:
Geografia
Carga
horária: 50 min
Série:
1° 1 e 2 e 7
Ano:
2017
Professor
(a): Emília Santiago da Silva
2. Objetivos
O
aluno será capaz de ler, analisar, compreender, descrever e produzir gráficos
de climograma. Também será capaz de associar os dados à dinâmica ambiental e ao
aproveitamento econômico. E, além disso, a diferenciação do climograma de
Gaussen e Walter e seus conceitos.
Para
desenvolver essas habilidades, e competências, ele deverá:
1)
Construir
num climograma, representando as variações de temperatura e precipitação
2)
Analisar
um climograma, descrevendo a distribuição das temperaturas, e das precipitações
3)
Associar
a dinâmica climática com atividades econômicas determinadas, principalmente a
agricultura.
4)
Compreender
que as variações de temperaturas, umidade, precipitação anuam estão
relacionadas com o preço de alguns produtos (leite, frutas, leguminosas e etc.)
5)
Perceber
a relação entre as estações do ano e a sua própria realidade local (Quando
chove mais? Existem deslizamentos de terra? Quando determinadas árvores e
plantas, características do lugar florescem ou dão frutos? Algumas doenças
aumentam ou diminuem o número de casos em alguma estação do ano? Etc.).
6)
Interpretar
se um gráfico corresponde ao hemisfério norte ou sul, apenas de acordo com os
dados de média de precipitação e temperaturas ao longo do ano.
3. Estratégias
1).
Para obtenção dos dados será utilizado o INEMET (Instituto nacional de
Meteorologia) e EMBRAPA (Monitoramento por satélite)
2).
Será proposta a confecção de climogramas do hemisfério sul e do hemisfério
norte.
3)
Leitura dos climogramas e descrição das variações de temperaturas e precipitação
(ex. verão seco, inverno chuvoso, total pluviométrico anual, média máxima,
média mínima, amplitude térmica, etc.)
4. Avaliação
A avaliação será realizada por meio da
análise de participação dos alunos em conjunto com o docente, desde a produção
do climograma á analise e interpretação do mesmo, evidenciando em conjunto, as
principais características observadas nos distintos climogramas de Gaussen e
Walter.
5. Referências
Disponível em 15/09/17. Acesso em 15/09/17, as
16:54
Disponível
em 15/09/17. Acesso em 15/09/17, as 16:54
Disponível
em 15/09/17. Acesso em 15/09/17, as 16:54
Município:Pelotas – RS
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Fonte:INMET
|
Município:Boa Vista - RR
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Fonte:INMET
|
Município:Viçosa - MG
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Fonte:INMET
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário