domingo, 17 de dezembro de 2017

Oficina: Transformações de uma cidade, o caso de Teixeiras/MG

A oficina ocorreu no dia 22/11/2017 no evento Semana da vida, na Escola estadual Dr. Mariano da Rocha, ministrada pelo professor Dr. Edson Soares Fialho, que coordenou um espaço de diálogo e discussão durante uma apresentação histórica da cidade de Teixeiras/MG, evidenciando aspectos físicos, econômicos, sociais da cidade. Como também sua questão política após a emancipação. 

Foto; Apresentação do professor Dr. Edson Soares Fialho

Atividade prática: Análise da temperatura (°c) e Umidade Relativa do ar(%) do dia 23/10/2017 ao dia 27/10/2017, na cidade de Teixeiras/MG

O trabalho consistiu numa atividade de coleta dados de temperatura (°c) e Umidade relativa do ar na cidade de Teixeiras/MG dos dias 23/10/2017 ao dia 27/10/2017. Trabalho esse construído em conjunto com os alunos do dos 1° anos da Escola estadual Dr. Mariano da Rocha, no sentido destes compreenderem todo o processo de construção de um climograma, desde a coleta de dados, a construção do gráfico, só que adaptado, visto que o climograma é constituído das variáveis de temperatura e precipitação, e o gráfico em questão a ser construído iria possuir dados de temperatura e umidade relativa do ar como já foi salientado. 
Etapas:

1. O primeiro passo foi a implantação de um mini abrigo no espaço da horta da escola, contendo o equipamento Hobo Data logger, equipamento esse que mede temperatura e umidade do ar, que coletou dados do dia 23/10/2017 ao dia 27/10/2017.
2. O segundo passo foi passar os dados obtidos pelo equipamento para o programa Hoboware, a qual foi gerado uma planilha com os dados e gráfico.
3. o Terceiro passo foi calcular a média de cada dia dos dados, uma vez que o equipamento mede de hora e hora, tanto temperatura quanto umidade do ar.
4. O quarto e último passo, foi a análise desses dados  e discussão, como também a construção do gráfico na cartolina e apresentação para as demais turmas que passaram pelo conteúdo Dinâmicas climáticas.


Foto: Implantação do mini abrigo com o equipamento Hobo data logger



Foto: Construção do gráfico e discussão dos dados

Foto: Alunos participantes da atividade 
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - COLÉGIO MUNICIPAL RIO BRANCO

Évelyn Freire da Silva
Geovanna Laura Januário
Talita Teixeira da Costa

No dia 22 de novembro de 2017, no Colégio Municipal Rio Branco, foi realizada uma oficina de Turbante para os alunos do 7º e 6º ano dos turnos matutino e vespertino em referência ao dia da Consciência Negra (20 de novembro). Segundo Dandara Barbosa, escritora do site Blogueiras Negras, o turbante é um acessório que simboliza luta, empoderamento, identidade e, principalmente, resistência do povo negro, e dentre seus vários significados, um deles é a ancestralidade, nos tempos antigos foi uma necessidade e atualmente faz um resgate histórico que gera representatividade da identidade negra, se tornando um instrumento político através da estética.