segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Bom dia, Geografia!!!!

A aprendizagem em Geografia 

Os professores de Geografia relatam que estão freqüentemente enfrentando dificuldade em “atrair” seus alunos nas aulas, pois a maioria não se interessa pelos conteúdos que essa disciplina trabalha. No entanto, se a Geografia contempla a diversidade da experiência dos homens na produção do espaço, as questões espaciais estão sempre presentes no cotidiano de todos eles, sejam as de dimensões globais ou locais. É o caso de se questionar, então, por que os alunos não mostram interesse especial pelos conteúdos da disciplina, limitando-se, na maior parte das vezes, ao cumprimento formal das obrigações escolares. Se a tarefa do ensino é tornar os conteúdos veiculados objetos de conhecimento para o aluno e se a construção do conhecimento pressupõe curiosidade pelo saber, esse é um obstáculo que precisa efetivamente ser superado. Para despertar o interesse cognitivo dos alunos, o professor deve atuar na mediação didática, o que implica investir no processo de reflexão sobre a contribuição da Geografia na vida cotidiana, sem perder de vista sua importância para uma análise crítica da realidade social e natural mais ampla. Nesse sentido, o papel diretivo do professor na condução do ensino está relacionado às suas decisões sobre o que ensinar, o que é prioritário ensinar em Geografia, sobre as bases fundamentais do conhecimento geográfico a ser aprendido pelas crianças e jovens, reconhecendo esses alunos como sujeitos, que têm uma história e uma cognição a serem consideradas. 


Fragmento do texto da Professora Lana de Souza Cavalcanti (UFG), presente no artigo: A Geografia e a realidade escolar contemporânea: Avanços, caminhos e alternativas.
Disponível em:file:///C:/Users/usuario/Downloads/3.3_geografia_realidade_escolar_lana_souza.pdf

Com essa mensagem, o PIBID de Geografia - Geosociobiodiversidade, através dese espaço procurará instigar as discussões sobre o Ensino de Geografia e da Escola, contribuindo para a melhora da Escola pública.

Oficina de orientação na Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha - Teixieras-MG