Experimento sobre
Inversão térmica
Karoline G. Mendes
Graduando do curso de Geografia pela
Universidade Federal de Viçosa
Integrante do PIBID-Geosociobiodiversidade
da Escola Estadual Dr. Mariano da
Rocha.
E-mail: karoline.mendes@ufv.br
Objetivo:
Demonstrar, explicar e constatar o que é inversão térmica.
Demonstrar, explicar e constatar o que é inversão térmica.
Contexto teórico:
Sabe-se que em um dia comum com
muito sol e vento, a energia solar que incide na superfície do planeta aquece o
solo e parte dessa energia é transferida para o ar cima deste. Porém, essa
energia que aquece o ar localizado na parte mais baixa da atmosfera (perto do
solo), não consegue alcançar grandes altitudes, porque a transferência de calor
entre as moléculas que constitui o ar tende a cessar a medida que essas se
distanciam do solo, propiciando a formação de uma camada fria que se encontram
a cima do ar quente. Isso acontece em um dia comum, mas em um dia de inverno
com pouco sol e pouco vento, será que acontece o mesmo?
EXPERIMENTO
Materiais:
- 04 Garrafas Pet de água mineral ou refrigerante de formatos
iguais
- 04 tampinhas de garrafa
- Fita isolante
- Água quente e água gelada
- 02 corantes de alimentos de diferentes cores
- 01 prego
- 04 tampinhas de garrafa
- Fita isolante
- Água quente e água gelada
- 02 corantes de alimentos de diferentes cores
- 01 prego
Metodologia:
Junte as
tampinhas usando a fita isolante de modo que as partes fechadas se encostem. Logo
após, faça um furo no centro das tampinhas, usando um prego quente, que pode
ser aquecido em um fogão ou com qualquer outra chama.
Encha duas garrafas com água quente e as outras duas garrafas
com água gelada. Use um dos corantes parar tingir a água quente e o outro para
tingir a água gelada.
Funcionamento:
Neste experimento vamos representar
um dia ensolarado e um dia de inverno usando a água quente para representar o
ar quente, e a água gelada representará o ar frio da atmosfera terrestre.
01. Para representar um dia ensolarado
com rajadas de vento, em que a camada de ar quente se encontra na parte baixa
da atmosfera e o ar frio acima dela, utilizando uma das tampinhas furadas,
junte a garrafa que contém água gelada à outra que contém água quente, de forma
que a garrafa de água quente fique na parte inferior.
2 Para representar um dia de
inverno, o ar frio ficará por baixo, ou seja, vamos colocar uma garrafa que
contem água quente por cima da garrafa que contém água gelada usando uma das
tampinhas furadas.
O
experimento exposto acima, foi realizado no dia 27 com as turmas 1º 04 e 1º 05
da Escola Dr. Mariano da Rocha, sob supervisão da Professora Cristiane, será
realizado novamente para a turma 1º 03.
Durante a explicação e demonstração do
fenômeno atmosférico natural da inversão térmica, houve participação dos alunos
que interagiram respondendo às perguntas que foram feitas ao longo da
explicação, como também tiraram suas dúvidas a respeito do assunto. A
professora e o bolsista Philipe Sek, que estiveram presente o tempo todo,
complementaram e ajudaram a enriquecer o debate com relação ao que foi
demonstrado.
Esquema da atmosfera vertical da Inversão Térmica |
Esta composição de imagens, obtida por Reinaldo Pereira Gomes, que fotografou a paisagem da janela de seu apartamento antes e depois de a cidade de São Paulo, demonstra o alarmante nível de da qualidade do ar no dia 27 de agosto de 2010 (imagem a direita) em comparação ao dia 12 de julho de 2010 (imagem a esquerda), causada po uma inversão térmica.
Fonte: https://olharesdaciencia.wordpress.com/tag/inversao-termica/