segunda-feira, 7 de março de 2016

Ensinando a construção de um Climograma

Os climogramas são uma espécie de gráfico-síntese sobre os tipos climáticos ou sobre a dinâmica atmosférica de uma determinada região ao longo de um ano. Indicam, numericamente, as variações de temperatura e pluviosidade em uma localidade específica, geralmente com o uso de um sistema de barras e uma linha.

Trata-se de um instrumento muito relevante, uma vez que revela as oscilações atmosféricas que uma região sofre ao longo do ano, auxiliando, portanto, na avaliação dos climas e nos sistemas de planejamento social e natural.

Para interpretar um climograma, é preciso levar em consideração que a coluna da direita e a linha que passa pelo gráfico indicam as variações de temperatura. A coluna da esquerda e as barras correspondem, assim, as variações de precipitação (índice de chuvas) medidas em milímetros (mm). Na horizontal, temos a variação do tempo, geralmente segmentado com base nos meses do ano.

A análise do climograma é feita sempre comparando-se a taxa de precipitação e a temperatura. Quando as barras do histograma estão abaixo da linha de temperatura significa que há mais calor do que precipitação. Entretanto, isso nem sempre quer dizer que o clima é seco: alguns climogramas utilizam o índice conhecido como “Índice de Gaussen” para o qual deve ser obedecida a relação: P=2T, ou seja, o valor máximo estabelecido para a precipitação deve ser pelo menos duas vezes a temperatura máxima. Com o uso do climograma é possível identificar os períodos de estiagem, as épocas onde a precipitação é maior e até fazer comparações entre os climas de localidades diferentes através da comparação de seu climogramas.