PIBID-Geosociobiodiversidade

O PIBID do curso de Geografia - Geosociobiodiversidade: As impressões (in)visíveis da ação humana sobre a Paisagem, procura abordar a natureza e as relações humanas no espaço geográfico, sob um outro prisma, diferente do tradicionalmente trabalhado na Educação Básica. 

O Ensino de Geografia na Escola sempre abordou os temas da natureza e das relações humanas estabelecidas no espaço geográfico, com a pretensão de contribuir para a formação de cidadãos capazes de atuar no processo de construção de um futuro melhor, atuando como mediadora e esclarecedora para o despertar dos processos sociais e ambientais, por meio da prática educativa, que a sensibilização para a preservação da natureza e sua utilização com responsabilidade. 

Esta conscientização, por parte do corpo docente para o ensino de Geografia, é apontada nas diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) oriundos da Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Nesse contexto, o Pibid de Geografia, no eixo temático Geosociobiodiversidade: As impressões (in)visíveis da ação humana sobre a Paisagem, objetiva valorizar novos elementos tais como: memória, vivência, cultura, meio ambiente e o saber geográfico, na medida em que os mesmos se aproximam do cotidiano dos discentes, bem como as relações humanas com o lugar.

Na Escola, o PIBID, irá trabalhar na perspectiva do entendimento dos processos relacionados à interação sociedade e natureza. Para isso, a paisagem será o conceito chave e norteador da convergência das temáticas físicas e humanas, cujas atividades a serem desenvolvidas irão privilegiar: 1. A valorização da experiência e o saber do corpo discente, de forma a construir uma ponte entre a escola e a comunidade; 2. Identificação das rugosidades da paisagem urbana e testemunhos das paisagens “naturais”; 3. Compreensão e significação das toponímias das ruas, bairros e comunidades rurais no município; 4. Análise das marcas da diáspora africana na paisagem; 5. Identificação e visibilização dos conflitos identificados nas marcas da paisagem entre os agentes produtores do espaço e 6. Realização de trabalhos de campo.


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