quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

O PCN DE GEOGRAFIA: DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA À FENOMENOLOGIA

Um novo paradigma produtivo na economia do sistema do capital constitui- -se hoje no que se passou a chamar de reestruturação produtiva desse sistema. Tal processo necessita um “novo” trabalhador mais adaptado, apto, e multifuncional para essa nova forma de produzir e onde a constituição desse trabalhador tenha nas competências cognitivas de atributos individuais sua relação com o mundo do trabalho. A “formação” desse novo trabalhador encontra na escolarização (na escola) e no currículo uma importância grande, visto que a primeira é o lócus privilegiado de formação e o segundo uma espécie de roteiro por onde passa essa formação. No caso do currículo, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN de Geografia (um currículo oficial) propõe uma abordagem fenomenológica para a disciplina, o que a aproxima nesse universo da reestruturação produtiva.

Autor: Marcos Soares - Doutorando em Geografia Humana FFLCH – USP.

Fonte: SOARES, Marcos. O PCN de Geografia: da reestruturação produtiva à fenomenologia. Boletim Paulista de Geografia. São Paulo, n. 93, 2013.


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