quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Oficina: tinta de solos

  • Oficina: tinta de solos
Em razão do tema “Sustentabilidade” da Feira de Ciências (2016) na E.E. Dr
 Mariano da Rocha interessou aos estudantes do 9º ano a produção de tinta a
 partir de solos. Com auxílio extra-aula, reunimos para a coleta do material
 disposto na rua da escola, num perfil de solo onde estava disponível certa 
variação de cor. Neste percurso, que poderia ser considerado um trabalho de 
campo, buscamos trabalhar os aspectos do solo, como os tipos de horizontes,
 rugosidade, pegajosidade e textura. Com auxílio de material passo a passo
 para a fabricação da tinta adquirido no Museu Ciências da Terra Alexis
 Doroffef - UFV, separamos as amostras e em encontros posteriores os
 estudantes ficaram responsáveis pela aquisição da cola, elemento importante
 para a fixação da tinta, através de subsídio financeiro de fontes diversas.
 Os demais materiais foram encontrados na escola ou trazidos de casa pelos
 estudantes. A direção da escola disponibilizou uma parede na horta para os
 testes e posterior exposição. Este trabalho foi premiado na Feira, que, além
 de expor a produção material, os estudantes realizaram pesquisas sobre a 
produção industrial de tinta e complicações ambientais, e apresentaram a
 tinta a partir dos solos, alternativa mais viável em relação ao custo e resgate
 de experiência de seu uso antigo na construção de casas. Uma oficina
 instigante para a compreensão direta do processo de transformação da 
natureza pelo homem.

Oficina de Turbante - Pérolas Negras

  • Oficina de Turbante - Pérolas Negras
Junto ao Projeto Pérolas Negras e em parceria com a Casa Cultural do Morro, a 
Oficina de Turbante aborda nas escolas temas como racismo, machismo e 
bullying. Alunas do Ensino Fundamental foram convidadas para participar de 
uma roda na qual as ministrantes Geovanna e Andreza lançam perguntas
 geradoras para iniciar o diálogo. A partir disso são entregues folhas para que as
 estudantes possam compartilhar, caso sintam à vontade, situações e relatos do
 cotidiano sobre sua condição de mulher em espaços diversos. No decorrer da roda
 fica evidente o primeiro contato com o feminismo e termos relacionados à opressão
 de gênero e de raça. Ao final, a execução manual dos tecidos para transformação
 em turbantes trazem maior aproximação para troca de experiência e valorização
 da cultura negra.

PLANO DE AULA SOBRE A RÚSSIA

ESCOLA ESTADUAL DOUTOR MARIANO DA ROCHA 
PIBID GEOGRAFIA UFV
PLANO DE AULA 




REGENTE: Leidiane Roseni de Brito
TURMA: 9º ano do ensino fundamental 
DURAÇÃO: 1 aula de 50 minutos 
_________________________________________________________________________________

TEMA

A Rússia 

OBJETIVO

Apresentar as principais características físicas, sociais e econômicas da Rússia apos o fim da URSS, quando a Rússia até então considerada uma república se torna independente. também mostrar como ter feito parte da URSS influencia nos problemas que o país vem vivendo atualmente.

CONTEÚDOS 
  • localização geográfica da Rússia;
  • clima;
  • agricultura e industria no território russo;
  • principais problemas ambientais;
  • as etnias e o desafio de uma unidade territorial;
  • os movimentos separatistas e o poderio russo;
  • o retorno da potencia mundial apos a crise gerada pelo fim da URSS;
  • Rússia: potencia militar mundial.


METODOLOGIA
  • a primeira etapa consiste em uma aula expositiva dialogada, discorrendo por todo conteúdo com o apoio do projetor.
  • a segunda parte consiste na aplicação de uma lista de exercícios sobre o tema abordado.

MATERIAIS DIDÁTICOS

Projetor, livro didático, quadro e giz.

AVALIAÇÃO 

A avaliação será feita durante a execução da aula (verificando se os alunos estão participando) e no final da explicação dos conteúdos será aplicado uma lista de exercícios sobre os mesmos.

BIBLIOGRAFIA 

 BOLIGIAN, Levon (et al) . Geografia espaço e vivencia, 9º ano. Saraiva, 5º edição. São Paulo, 2015.