terça-feira, 21 de abril de 2015

Inversão térmica

Experimento sobre Inversão térmica

Karoline G. Mendes
Graduando do curso de Geografia pela Universidade Federal de Viçosa
Integrante do PIBID-Geosociobiodiversidade
da Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha.

E-mail: karoline.mendes@ufv.br

Objetivo:
Demonstrar, explicar e constatar o que é inversão térmica.

Contexto teórico:
             Sabe-se que em um dia comum com muito sol e vento, a energia solar que incide na superfície do planeta aquece o solo e parte dessa energia é transferida para o ar cima deste. Porém, essa energia que aquece o ar localizado na parte mais baixa da atmosfera (perto do solo), não consegue alcançar grandes altitudes, porque a transferência de calor entre as moléculas que constitui o ar tende a cessar a medida que essas se distanciam do solo, propiciando a formação de uma camada fria que se encontram a cima do ar quente. Isso acontece em um dia comum, mas em um dia de inverno com pouco sol e pouco vento, será que acontece o mesmo?

EXPERIMENTO

Materiais:
- 04 Garrafas Pet de água mineral ou refrigerante de formatos iguais
- 04 tampinhas de garrafa
- Fita isolante
- Água quente e água gelada
- 02 corantes de alimentos de diferentes cores
- 01 prego

Metodologia:

           Junte as tampinhas usando a fita isolante de modo que as partes fechadas se encostem. Logo após, faça um furo no centro das tampinhas, usando um prego quente, que pode ser aquecido em um fogão ou com qualquer outra chama. 

Encha duas garrafas com água quente e as outras duas garrafas com água gelada. Use um dos corantes parar tingir a água quente e o outro para tingir a água gelada.



Funcionamento:
          
Neste experimento vamos representar um dia ensolarado e um dia de inverno usando a água quente para representar o ar quente, e a água gelada representará o ar frio da atmosfera terrestre.


01.  Para representar um dia ensolarado com rajadas de vento, em que a camada de ar quente se encontra na parte baixa da atmosfera e o ar frio acima dela, utilizando uma das tampinhas furadas, junte a garrafa que contém água gelada à outra que contém água quente, de forma que a garrafa de água quente fique na parte inferior.




2 Para representar um dia de inverno, o ar frio ficará por baixo, ou seja, vamos colocar uma garrafa que contem água quente por cima da garrafa que contém água gelada usando uma das tampinhas furadas. 


O experimento exposto acima, foi realizado no dia 27 com as turmas 1º 04 e 1º 05 da Escola Dr. Mariano da Rocha, sob supervisão da Professora Cristiane, será realizado novamente para a turma 1º 03. 

Durante a explicação e demonstração do fenômeno atmosférico natural da inversão térmica, houve participação dos alunos que interagiram respondendo às perguntas que foram feitas ao longo da explicação, como também tiraram suas dúvidas a respeito do assunto. A professora e o bolsista Philipe Sek, que estiveram presente o tempo todo, complementaram e ajudaram a enriquecer o debate com relação ao que foi demonstrado.






Esquema da atmosfera vertical da Inversão Térmica

Esta composição de imagens, obtida por Reinaldo Pereira Gomes, que  fotografou a paisagem da janela de seu apartamento antes e depois de a cidade de São Paulo, demonstra o alarmante nível de da qualidade do ar no dia 27 de agosto de 2010 (imagem a direita) em comparação ao dia 12 de julho de 2010 (imagem a esquerda), causada po uma inversão térmica.
Fonte: https://olharesdaciencia.wordpress.com/tag/inversao-termica/



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