terça-feira, 31 de outubro de 2017

Formação e modelagem do Relevo: Confeccionando e colocando um vulcão em atividade



            Atividade desenvolvida no Colégio Municipal Rio Branco no dia 29e 30 dejunhode 2017, com a participação dos alunos do sexto ano. A atividade foi desenvolvida pelos bolsistas do PIBID Fernanda Evelin e Welerson Machado.
            Os alunos do sexto ano aprenderam em sala as camadas da Terra e sobre os movimentos das placas tectônicas, por isso, foi decidido realizar uma atividade lúdica e visual que funcionasse como fixação do conteúdo abordado em sala.
            No dia 29 de junho os bolsistas preparam o vulcão utilizando os seguintes materiais:
§  Para a base:
ü  Tábua de madeira
ü  Pregos
ü  1 pote de vidro grande (Palmito)
ü  1 pote de vidro pequeno (geleia)
ü  Fita adesiva
§  Para o corpo do vulcão:
ü  Jornal
ü  Fita adesiva
ü  Gesso de secagem rápida
§  Para o acabamento:
ü  Tinta guache vermelha e marrom
ü  Pincel
§  Para a erupção:
ü  Detergente incolor
ü  Corante alimentício vermelho
ü  Vinagre
ü  Bicarbonato de sódio
ü  Água
No dia 30 de junho a atividade foi realizada em uma área aberta do colégio onde os alunos pudessem se envolver mais no preparo e na aplicação da atividade proposta.











Geografando com as Regiões

   

    Atividade desenvolvida no Colégio Municipal Rio Branco no dia 30 de março de 2017, com a participação dos alunos do sétimo ano. A atividade foi desenvolvida pelos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) Fernanda Evelin, Patrícia Batista e Welerson Machado do curso de Geografia da Universidade Federal de Viçosa - UFV.
A ideia é que a atividade funcione como um jogo de tabuleiro, sendo que as perguntas são referentes às casas, o dado determina o número de casas a serem percorridas e um aluno selecionado de cada equipe representa o peão que marca a localização de cada equipe no tabuleiro.As perguntas continham níveis variados de dificuldade e foram elaboradas a partir do livro didático Geografia espaço e vivência – 7º ano (Ensino Fundamental) e a partir de conteúdos complementares disponibilizados pelo professor e por pesquisas bibliográficas referentes ao tema abordado.
O objetivo do jogo era servir como uma revisão e um exercício de fixação do conteúdo sobre as regiões do território brasileiro, além de despertar o interesse dos alunos por outras regiões através de curiosidades relacionadas a cada pergunta, essas curiosidades partiam do âmbito cultural, climático, social e econômico. A divisão dos alunos em equipes tinha como objetivo trabalhar o espirito de equipe, a discussão do conteúdo e a cooperação entre os alunos.
A realização do jogo se deu da seguinte maneira: Os bolsistas leram as regras do jogo para que não houvesse divergências durante o andamento da atividade no que diz respeito as regras de funcionamento,os alunos foram divididos em equipes e cada equipe escolheu um representante para ser o peão da equipe; A primeira equipe a jogar o dado foi selecionada ao acaso e assim o jogo começou. Além das perguntas especificas de cada regiãohavia “casas” no jogo que traziam ações como: volte uma casa, volte ao início do jogo, avance 3 casas e outras com o objetivo de dinamizar o jogo.

A atividade ocorreu de forma tranquila com a participação de todos os alunos, que além de participar ficaram entusiasmados com a ação. 







Setores da Economia


            Atividade desenvolvida no Colégio Municipal Rio Branco no dia 7 de abril de 2017, com a participação dos alunos do sexto ano. A atividade foi desenvolvida pelos bolsistas do PIBID Fernanda Evelin e Welerson Machado.
A turma do sexto ano na qual foi realizada a atividade é composta por alunos que possuem uma maior dificuldade em fixação do conteúdo, por isso a atividade foi realizada com o objetivo de reforçar e ajudar na fixação dos conteúdos expostos em sala pelo professor. Para buscar esse entendimento optamos por uma metodologia diferenciada, onde os alunos receberiam diferentes imagens que representassem atividades econômicas e deveriam classifica-las em seus respectivos setores econômicos. No princípio da atividade os alunos apresentaram resistência e falta de vontade de participar, entretanto no decorrer da atividade essa barreira de resistência foi se partindo e ao final os alunos já queriam explicar para os colegas o entendimento recém adquirido.
Segundo o professor titular da turma, as notas dos alunos na avaliação do tema apresentaram um aumento considerável quando comparadas com as médias anteriores que a turma obtinha.