terça-feira, 31 de outubro de 2017

Geografando com as Regiões

   

    Atividade desenvolvida no Colégio Municipal Rio Branco no dia 30 de março de 2017, com a participação dos alunos do sétimo ano. A atividade foi desenvolvida pelos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) Fernanda Evelin, Patrícia Batista e Welerson Machado do curso de Geografia da Universidade Federal de Viçosa - UFV.
A ideia é que a atividade funcione como um jogo de tabuleiro, sendo que as perguntas são referentes às casas, o dado determina o número de casas a serem percorridas e um aluno selecionado de cada equipe representa o peão que marca a localização de cada equipe no tabuleiro.As perguntas continham níveis variados de dificuldade e foram elaboradas a partir do livro didático Geografia espaço e vivência – 7º ano (Ensino Fundamental) e a partir de conteúdos complementares disponibilizados pelo professor e por pesquisas bibliográficas referentes ao tema abordado.
O objetivo do jogo era servir como uma revisão e um exercício de fixação do conteúdo sobre as regiões do território brasileiro, além de despertar o interesse dos alunos por outras regiões através de curiosidades relacionadas a cada pergunta, essas curiosidades partiam do âmbito cultural, climático, social e econômico. A divisão dos alunos em equipes tinha como objetivo trabalhar o espirito de equipe, a discussão do conteúdo e a cooperação entre os alunos.
A realização do jogo se deu da seguinte maneira: Os bolsistas leram as regras do jogo para que não houvesse divergências durante o andamento da atividade no que diz respeito as regras de funcionamento,os alunos foram divididos em equipes e cada equipe escolheu um representante para ser o peão da equipe; A primeira equipe a jogar o dado foi selecionada ao acaso e assim o jogo começou. Além das perguntas especificas de cada regiãohavia “casas” no jogo que traziam ações como: volte uma casa, volte ao início do jogo, avance 3 casas e outras com o objetivo de dinamizar o jogo.

A atividade ocorreu de forma tranquila com a participação de todos os alunos, que além de participar ficaram entusiasmados com a ação. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário