sexta-feira, 29 de abril de 2016




            Tanto se critica e se estereotipa a educação e estrutura dos colégios estaduais e municipais, que não conseguia imaginar o que me esperava no primeiro dia de Pibidiano, contudo,  a primeira impressão é de que a estrutura do colégio E. E. Dr.Mariano da Rocha - Teixeiras - Mg mesmo que simples, é funcional. Diferente de Determinados colégios do centro de viçosa que possuem grades e correntes para fechar corredores e salas, a Escola em questão apresenta um ambiente mais tranquilo e aconchegante não remetendo a presídios e penitenciárias como muitos colégios atualmente, para evitar roubos e furtos.

            No decorrer do turno da manhã e folheando algumas provas do segundo ano, duas coisas me chamaram a atenção. A padronização das respostas discursivas assim como os erros, graves, de português. Seguindo o raciocínio de prova, por que um volume tão grande de provas a serem aplicadas ?

       O tempo em que se aplica diversas provas e trabalhos durante o ano perde-se tempo de conhecimento, aprendizado e interação entre professor e estudante que em muitos ocasiões seriam essenciais para o aprofundamento e debate da matéria dentro de sala de aula.  Me chamou a atenção também a faixa etária dos estudantes ali presentes, adolescentes que aparentemente não estavam atrasados no que corresponde a relação ano/idade. Contudo, o colégio oferece o programa do EJA, Escola para Jovens e Adultos, que pode dentro do período noturno apresentar essa situação de “atraso” escolar.

       Durante o turno da manhã me chamou a atenção a boa apresentação da turma do terceiro ano que apresentaram com qualidade o tema –  Plano cruzado – Apresentando fatos verídicos e falácias que circundaram o plano econômico, assim como com perspicácia levaram à turma o videoclipe da apresentação do até então presidente da república, José Sarney, apresentando o plano cruzado para a sociedade assim como ocorreria a mudança de moeda. 

Bolsista - Leonardo Brandão do Prado