terça-feira, 8 de setembro de 2015

TOPOGRAFIA E TECNOLOGIA, LandscapAR app!

Excelente ferramenta para trabalhar curvas de nível e relevo em sala de aula, testado e aprovado o aplicativo para sistema Android LandscapAR. Nova forma de app de realidade aumentada que transforma desenhos em uma paisagem 3D.
"Após uma breve explicação sobre curvas de nível e cartas topográficas o aluno deve fazer um desenho simples com uma caneta preta em um papel branco representando uma "carta topográfica" da sua imaginação.
Depois com a representação da "carta topográfica" em uma superfície escura e com o app devidamente instalado em seu celular ou tablet você produz o efeito do relevo.
Você pode salvar as imagens dos terrenos produzidos e em um projetor discutir a formação de cada uma com os seus alunos."

Click no link para fazer download do app: http://goo.gl/xzS4OX


 

Palestra sobre papel reciclado

      A palestra sucedeu-se na Escola Estadual Dr Mariano da Rocha na cidade de Teixeiras ministrada pelas alunas do curso de geografia Mábia Floresta e Maria Luzia da qual o público alvo era contemplado por alunos do 8ºano do ensino fundamental com idades entre 13 e 14 anos cujo tema é “Impactos do uso do papel no meio ambiente e reciclagem”. Logo após a palestra foi realizada uma atividade que tinha por objetivo fazer arte com folhas de revistas que já não tinham mais utilidades. Eles tiveram a liberdade de escolher o desenho que modéstia parte ficaram excelentes.
     No terceiro e último momento foi disponibilizado um pequeno vídeo de como fazer papel reciclado em casa.





Domínios morfoclimáticos

      Nos dias 18 e 25 de março foi realizado na escola Estadual Dr Mariano da Rocha na cidade de Teixeiras uma atividade do projeto geocine para os estudantes do 7º ano do ensino fundamental sobre domínios morfoclimáticos. Em um primeiro momento foi disponibilizado um pequeno vídeo educativo cujo o assunto si referia as florestas tropicais, logo após houve tempo para debates onde os alunos participaram bastante.
      No dia 25 foi realizada a parte pratica do projeto geocine na qual os estudantes divididos em grupos construíram um quebra cabeça com as macrorregiões do Brasil, depois de montando eles coloriram o mapa delimitando cada domínio inclusive a faixa de transição. O trabalho ficou excelente e foi possível perceber que ele serviu de base para os estudos em sala e também nas provas.