sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Jogos em Geografia

Entendemos que a busca de novas linguagens e metodologia para o ensino de Geografia pode incluir várias outras possibilidades, entretanto, como uma forma de recorte tem·tico optamos por nos deter na questão dos jogos. Quando falamos em jogos, temos de levar em consideração o nível de conhecimento, a dinâmica de funcionamento e o grau de utilidade que esse jogo ir· proporcionar aos alunos e n„o apenas aplicá-los como uma espécie de passatempo para distrair os alunos. O jogo vem como um estÌmulo tanto para melhor compreens„o do conte˙do, quanto para o crescimento e o desenvolvimento intelectual do aluno ñ fundamental para atingir a responsabilidade e a maturidade. … uma forma de aproximar o conte˙do aos alunos motivando-os a estudar de forma mais atrativa. Não defendemos o jogo pelo jogo, pois parece uma situação, o pouco estruturada e sem perspectivas relevantes quanto ao processo de desenvolvimento dos indivíduos. Estamos pensando no seu uso como recurso pedagógico, pois no jogar o aluno articula tanto a teoria quanto a prática, fazendo com que ele estude sem perceber tornando o processo de ensino- aprendizagem mais interessante e atrativo. Por meio do jogo, liberam-se tensões, desenvolvem-se habilidades, criatividade, espontaneidade, o indivíduo acaba jogando no como uma obrigação, mas como algo livre. Surge, pois, o prazer. … esse aspecto que o professor de Geografia não deve ignorar ou desaproveitar. Empregando o jogo ao conteúdo adequado, os alunos poder„o trabalhar em situações altamente motivadoras, principalmente quando aplicado a conte˙dos de difícil assimilação.

Fonte: VERRI, Juliana Bertolino; ENDLICH,  Ângela Maria. A utilização de jogos aplicados no ensino de Geografia. Revista Percurso - NEMO Maringá, v. 1, n. 1 , p. 65-83, 2009