segunda-feira, 15 de junho de 2015

No dia 12/06/2015 aconteceu a aula de campo na cidade de Viçosa-MG

No dia 12/06/2015 aconteceu a aula de campo na cidade de Viçosa-MG essa é a primeira etapa do projeto PRÁTICAS PARA O ENSINO DO RELEVO que está em desenvolvimento com os educandos do 6º ano B da Escola Estadual Effie Rolfs, foram visitadas as seguintes localidades: Recanto das Cigarras no Campus da UFV, o Cristo no bairro Bom Jesus e uma área de risco na rua Hélio Stanciola no bairro de Fátima. Evidenciamos a importância dos trabalhos de campo, como recurso didático é indispensável ao geógrafo e fundamental no processo de ensino e aprendizagem de geografia por proporcionar o contado direto do educando com a realidade, visível e palpável, ganhando sentindo a famosa frase que “não se aprende geografia dentro de sala”.

“[...] Trabalhos de campo, como recurso educacional e atividade destinada a facilitar a aprendizagem, precisam ser planejados de acordo com clara proposta pedagógica. Ao se executar trabalhos de campo, é essencial a análise escalar dos ambientes, pois partindo de um estudo local (possibilitado pelas atividades de campo), a percepção de contextos mais distantes acontece por meio de contextos mais significativos: “o focar para a relação local/global aponta para a necessidade das metodologias de estudos do meio e trabalhos de campo [...]” (JUSTEN-ZANCANARO e CARNEIRO Apud COMPIANI, 2012).


Nas localidades visitadas os educandos puderam perceber as unidades do relevo característicos da cidade de Viçosa-MG composta por leito menor, leito maior, terraços e elevações, suas possibilidades de uso por parte dos seres vivos, destacando a ação do homem no processo de ocupação, transformação do relevo relacionando com as áreas de risco.  
O Pibidiano Gustavo Emílio da Conceição agradece a toda direção escolar, o departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa, aos professores Edson Soares Fialho, Leonardo Rodrigues de Oliveira e a todos que contribuíram na realização do trabalho.