No dia 12/06/2015
aconteceu a aula de campo na cidade de Viçosa-MG essa é a primeira etapa do
projeto PRÁTICAS PARA O ENSINO DO RELEVO que está em desenvolvimento com os
educandos do 6º ano B da Escola Estadual Effie Rolfs, foram visitadas as
seguintes localidades: Recanto das Cigarras no Campus da UFV, o Cristo no
bairro Bom Jesus e uma área de risco na rua Hélio Stanciola no bairro de Fátima. Evidenciamos a
importância dos trabalhos de campo, como recurso didático é indispensável ao
geógrafo e fundamental no processo de ensino e aprendizagem de geografia
por proporcionar o contado direto do educando com a realidade, visível e
palpável, ganhando sentindo a famosa frase que “não se aprende geografia dentro
de sala”.
“[...]
Trabalhos de campo, como recurso educacional e atividade destinada a facilitar
a aprendizagem, precisam ser planejados de acordo com clara proposta
pedagógica. Ao se executar trabalhos de campo, é essencial a análise escalar
dos ambientes, pois partindo de um estudo local (possibilitado pelas atividades
de campo), a percepção de contextos mais distantes acontece por meio de
contextos mais significativos: “o focar para a relação local/global aponta para
a necessidade das metodologias de estudos do meio e trabalhos de campo [...]” (JUSTEN-ZANCANARO e CARNEIRO Apud COMPIANI, 2012).
Nas localidades
visitadas os educandos puderam perceber as unidades do relevo característicos
da cidade de Viçosa-MG composta por leito menor, leito maior, terraços e elevações,
suas possibilidades de uso por parte dos seres vivos, destacando a ação do
homem no processo de ocupação, transformação do relevo relacionando com as áreas
de risco.
O
Pibidiano Gustavo Emílio da Conceição agradece a toda direção escolar, o
departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa, aos professores
Edson Soares Fialho, Leonardo Rodrigues de Oliveira e a todos que contribuíram
na realização do trabalho.