terça-feira, 6 de junho de 2017

Globalização: Consumismo e alienação

A Globalização é um assunto muito falado, porém, às vezes, pouco compreendido por parte dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, por conta da complexidade e das relações escalares, muitas vezes não compreendido, como também a não visualização dos impactos desse fenômeno global  na escala local.

Em virtude disso, o Pibid-Geopsociodiversidade, na figura dos acadêmicos Emília Santiago, Carlos Arruda e Leidiane Brito, aplicaram na Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha, na cidade de Teixeiras, no dia 19 e 23 de março de 2017, uma dinâmica em 5 turmas desenvolvida pelo professor  Sanderson dos Santos Romualdo do Colégio de Aplicação João XXIII, obtida no portal do professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30503


Bolsistas do PIBID-Geografia (Geosociobiodiversidade) apresentando a proposta de dinâmica a Turma do 9 ano do turno da manhã na Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha (Da esquerda para direita: Emília Santiado, Carlos Arruda e Leidiane Brito), no dia 23 de março de 2017.
 Estratégias e recursos da aula
1º. Passo:   
Professor (a), inicie a aula com uma música para facilitar o tema proposto.

Texto 1 - Áudio e Letra da Música 3º. Do Plural 
3ª Do Plural (Engenheiros do Hawaii)
Corrida pra vender cigarro
cigarro pra vender remédio
remédio pra curar a tosse
tossir, cuspir, jogar pra fora
corrida pra vender os carros
pneu, cerveja e gasolina
cabeça pra usar boné
e professar a fé de quem patrocina

Eles querem te vender, eles querem te comprar
querem te matar, de rir ... Querem te fazer chorar
quem são eles?
quem eles pensam que são?

Corrida contra o relógio
silicone contra a gravidade
dedo no gatilho, velocidade
quem mente antes diz a verdade
satisfação garantida
obsolescência programada
eles ganham a corrida antes mesmo da largada

E eles querem te vender, eles querem te comprar
querem te matar, à sede...eles querem te sedar
quem são eles?
quem eles pensam que são?

Vender... Comprar... Vedar os olhos
jogar a rede contra a parede
querem te deixar com sede
não querem nos deixar pensar
quem são eles?
quem eles pensam que são?

2º. Passo:
Professor (a), após os alunos ouvirem a música 3ª. do Plural, do grupo Engenheiros do Hawaii, inicie uma discussão em sala de aula acerca da mensagem contida na letra da música.
Questão para a discussão:
Para facilitar a discussão, peça a eles que relacionem as palavras da letra da música com as palavras do tema, Globalização – consumismo e alienação, proposto no quadro.
- É importante salientar que a letra faz menção ao consumismo estimulado por diferentes meios de comunicação, como: TV, Rádio e Internet;
- Pode-se destacar também que o estímulo ao consumo produz, entre seus efeitos negativos, um quadro de alienação em um grande número de consumidores.
3º. Passo:
Professor (a), com o auxílio do texto 02, discuta com seus alunos sobre os problemas do consumismo e alienação, de forma que eles sejam capazes de relacionar esses problemas com as disparidades socioeconômicas que caracterizam as sociedade.
Texto 2 - Alienação no consumo/ O consumo não-alienado
"O ato do consumo é um ato humano por excelência, no qual o homem atende a suas necessidades orgânicas (de subsistência), culturais (educação e aperfeiçoamento) e estéticas.
Quando nos referimos a necessidades, não se trata apenas daquelas essenciais à sobrevivência, mas também das que facilitam o crescimento humano em suas múltiplas e imprevisíveis direções e dão condições para a transcendência. Nesse sentido, as necessidades de consumo variam conforme a cultura e também dependem de cada indivíduo [...]
O consumo alienado
[...] Num mundo em que predomina a produção alienada, também o consumo tende a ser alienado. A produção em massa tem por corolário o consumo de massa.
O problema da sociedade de consumo é que as necessidades são artificialmente estimuladas, sobretudo pelos meios de comunicação de massa, levando os indivíduos a consumirem de maneira alienada [...]
 
4º. Passo:
Atividade individual.
Professor (a), distribua cópias das figuras 01 e 02 para os alunos. Peça para que cada umo produza um pequeno texto a partir da leitura das imagens e da discussão realizada anteriormente. Estabeleça um tempo para a tarefa. 
Figura 1


Figura 2



Nenhum comentário:

Postar um comentário