domingo, 24 de dezembro de 2017

TEORIA E MÉTODO DO ENSINO E PESQUISA EM GEOGRAFIA

O artigo publicado nos Anais do XIII Seminário de Pós-Graduação em Geografia: “40 anos de contribuição à Geografia Brasileira”, que aconteceu na UNESP, Rio Claro, SP, foi escrito pela aluna de Graduação em Geografia da UFV, bolsista do PIBID e teve como objetivo analisar as possibilidades de atuação dos bolsistas do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - em monitorias, de que forma estas podem contribuir para a melhoria do desempenho dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na apreensão dos conteúdos de Geografia e como podem auxiliar no aprimoramento das habilidades de leitura e interpretação crítica de textos, grande entrave nas avaliações externas. Se propõe, ainda, a pensar a iniciação à docência através dessas monitorias, possibilitando a vivência do exercício do magistério com turma reduzida e clientela com necessidades educacionais múltiplas. Para tanto, foram aplicados questionários para apurar o índice de aprovação na oferta das mesmas e também para refletir sobre as suas possíveis contribuições. As análises nos permitem inferir que podem ser uma ferramenta capaz de contribuir para a melhoria do desempenho dos alunos das escolas parceiras do Programa e para a iniciação à docência de alunos dos cursos de licenciatura.

O trabalho está disponível para consulta aqui.