O levantamento acima mostra que os conteúdos de astronomia dos livros
didáticos analisados são apresentados de forma muito pouca esclarecedora, quando não,
de forma totalmente errada. O aluno desta séria e até mesmo alguns professores dela,
não têm conhecimentos suficiente para descobrir os erros nos conteúdos, pois estão,
justamente, usando aquele texto para aprender sobre os mesmos, assim sendo, livros
que deveriam informar estão deixando de fazê-lo, quando não, estão informando errado.
Além dos erros acima exemplificados, pudemos constatar que todos os
livros analisados contêm informações desatualizadas, principalmente quanto ao número
de satélites, anéis e diâmetros dos planetas. As figuras, que em princípio, deveriam
colaborar para a compreensão do conteúdo, freqüentemente trazem consigo
informações errôneas, como o desenho de órbitas muito excêntricas para os planetas, a
falta de proporções nos desenhos que representam os planetas e seus satélites, os duplos
eclipses mensais gerados nas tradicionais explicações para as fases da Lua, a colocação
do Sol no centro da órbita dos planetas, etc. As atividades experimentais ou
demonstrações recomendadas nos textos, infelizmente, não atingem seus objetivos,
também por erros nos procedimentos propostos. Atividades simples, tais como
recomendar a observação do céu para localizar algumas constelações, por exemplo, não
são incentivadas.
Também seria desejável encontrar nesses livros, as referências utilizadas
para a elaboração dos mesmos, assim como sugestões de leituras complementares, mas,
infelizmente, elas não estão presente neles.
Fonte: Análise do conteúdo de astronomia de livros de Geografia de Primeiro Grau. Cad. Cat. Ens. Fis., v.14, n.3: p.254-263, dez.1997.
Autores:
João Batista Garcia Canalle Instituto de Física - UERJ.
Rute Helena Trevisan Departamento de Física - UEL
Cleiton Joni Benetti Lattari Departamento de Matemática UEL
Então assista o vídeo a seguir e melhore sua compreensão sobre o sistema solar.