sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Cartografia Tátil

Para os cartógrafos os mapas são veículos de transmissão de conhecimento. Dos mapas retiramos informações para a compreensão do espaço geográfico neles representados. Entretanto, o deficiente visual sempre teve dificuldade, parcial ou total, de usufruir desse instrumento de representação, muito utilizado por professores de Geografia e de outras áreas do conhecimento. Como compreender o mundo sem vê-lo? Sem mapas para lhe auxiliar na construção de um conceito tão abstrato como o do espaço geográfico? 
A linguagem tátil é a mais utilizada no ensino de Geografia para deficientes visuais. Quando aplicada ao ensino de Cartografia, auxilia o aluno na elaboração de seus mapas mentais, além de aumentar sua autonomia nas interpretações e análises sobre um determinado espaço geográfico (principalmente sobre aquele que vivem e atuam). 
Mas o que vem a ser a Cartografia Tátil? Em resumo, seria a confecção de mapas e outros produtos cartográficos (plantas, cartas, croqui, gráficos etc) de forma que possam ser lidos por deficientes visuais (cegos ou de baixa visão).


Acesse  o link a seguir: