segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Exibição do filme“Os Croods” - E.E. Dr Mariano da Rocha

Exibição do filme“Os Croods” - E.E. Dr Mariano da Rocha

Flavia Coura
Nataly Marota
Vinícius Vieira

O longa trata-se de uma obra de animação contemporânea, que possui um roteiro simples, extremamente colorido, divertido e descontraído. O Filme se passa em meio  aos eventos catastróficos que sucederam a separação dos continentes ocorrida na pré-história, onde os Croods buscam sobreviver em meio a esses e outros perigos de um novo mundo fora da caverna. O filme contribuiu de forma bastante didática para a boa fixação de diversos conteúdos, entre eles eventos geológicos como sismos e atividades vulcânicas, paisagens, relevo, hidrografia, fauna em extinção, descoberta do fogo e a  importância da técnica.



Planejamento para disciplina de Geografia do 6º ano do Ensino Fundamental II, Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha.

Turma:  6º Ano

Tema: Filme “Os Croods”

Disciplina: Geografia

Conteúdo: Atividades tectônicas, terremoto, vulcanismo, Relevo, Vegetação, Hidrografia, Primeiras sociedades, Importância das cavernas, Importância das ferramentas.

Duração: 150 minutos

Objetivo geral: Promover a assimilação entre as temáticas e cenários do filme “ Os Croods” e os conceitos Geográficos.

Objetivos específicos:

Promover uma aula diferenciada, utilizando linguagem cinematográfica;
- Promover um exercício de reflexão a respeito do progresso da humanidade;
- Ressaltar a importância de elementos como a linguagem e e o fogo, e sua relação com a evolução humana;
- Desenvolver a capacidade de observação crítica;.
- Exemplificar cenários de atividade tectônica;
- Exemplificar distintas formas de relevo;
- Exemplificar mudanças de paisagem;
- Promover uma forma de assimilação entre o estudo de Geografia e uma atividade cotidiana.

Material: 
Notebook, Filme “Os Croods”, Datashow.

Estratégias e encaminhamento da aula:

1º momento: Iniciar a exibição do filme.
2º momento: Continuação da exibição do filme.
O filme tem a duração de 1:38h. Sendo necessárias 2 aulas de 50 minutos para a exibição do mesmo.
3º momento: Propor atividades de reflexão e debate sobre as conexões da geografia com os temas abordados pelo filme. Propor a elaboração de um resumo e elaborar questões de prova que abordem os aspectos geográficos estudados anteriormente e retratados no filme, como sismos e erupções vulcânicas, paisagens contrastantes, a busca pela sobrevivência, a relação homem x natureza, a importância da descoberta do fogo e da técnica.

Avaliação: A avaliação será feita mediante observação da participação e interesse dos alunos nas atividades propostas, e levará em consideração os resultados dos resumos e da avaliação (prova).

Referencias: Filme “The croods”. Direção: Chris Sanders, Kirk De Micco. Distribuição Fox Film do Brasil, 2013.









Nenhum comentário:

Postar um comentário