segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Paisagem, Cotidiano e transformação na Cidade de Teixeiras - MG


Flavia Coura
Ana Claudia Honorio
Nataly Marota
No dia 14 de março de 2017, ocorreu uma atividade onde os alunos das turmas de 6º e 7º anos da Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha puderam identificar as mudanças ocorridas na paisagem da cidade de Teixeiras - MG ao longo dos anos, através da comparação entre fotos antigas e recentes, bem como relacioná-las às ações humanas. Construindo o conceito de paisagem e fazendo a distinção entre paisagem natural e paisagem construída.
Planejamento para disciplina de Geografia do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II. Plano de aula Turma 6º e 7º ano Tema Paisagem, cotidiano e transformação na Cidade de Teixeiras - MG Disciplina Geografia Conteúdo Paisagem, Escala, Lugar, Espaço Duração 2 aulas de 50 minutos Objetivo geral Reconhecer e identificar as paisagens naturais e modificadas. Objetivos específicos Construir o conceito de paisagem; Comparar elementos antigos e recentes presentes nas fotos a fim de perceber os processos históricos sociais impressos na paisagem; Trabalhar o conceito de escala espacial e temporal; Identificar as características das paisagens naturais e modificadas; Identificar as transformações ocasionadas pela intervenção humana no espaço. Identificar pontos de referência. Trabalhar a noção temporal; Questionar a realidade observada através da comparação das imagens antigas e recentes de maneira crítica e consciente. Recuros Imagens antigas e recentes da cidade de Teixeiras - MG, folha A4, lápis, borracha. Estratégias e encaminhamento da aula 1º momento: Introdução do tema paisagem através dos conteúdos disponíveis no livro didático. 2º momento: Através da comparação entre as fotos, orientar os alunos para que observem as transformações ocorridas na paisagem ao longo dos anos, através da intervenção humana, identificando mudanças na paisagem natural, os pontos de referência que permanecem, como praça, igreja, o surgimento de novas casas, novas ruas, promovendo um olhar crítico quanto a diferenciação entre paisagem natural e paisagem construída. Avaliação A avaliação deve ocorrer de forma qualitativa, considerando a participação do aluno no diálogo sobre as mudanças observadas através das fotografias, e na sequência, a elaboração um texto em dupla descrevendo as mudanças e os contrastes observados nas paisagens da cidade Referencias BOLIGIAN, L; et al . Geografia espaço e vivência, 9º ano. Saraiva, 5º edição. São Paulo, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário