Filme: “Guerra do Fogo”
Flavia Coura
Nataly Marota
Vinicius Vieira
Planejamento para disciplina de Geografia do 6º ano do Ensino Fundamental II, Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha.
Turma:6º ano
Tema: Filme “Guerra do Fogo”
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Pré-história, Primeiras sociedades, Paisagens
Duração: 3 aulas de 50 minutos
Objetivo geral: Promover um exercício reflexivo sobre os avanços da humanidade.
Objetivos específicos:
- Promover uma aula diferenciada, utilizando linguagem cinematográfica;
- Promover um exercício de reflexão a respeito do progresso da humanidade;
- Ressaltar a importância de elementos como a linguagem e e o fogo, e sua relação com a evolução humana;
- Desenvolver a capacidade de observação crítica;.
- Exemplificar cenários de atividade tectônica;
- Atentar para os animais extintos, existentes na época;
- Exemplificar distintas formas de relevo;
- Exemplificar mudanças de paisagem;
- Promover uma forma de assimilação entre o estudo de Geografia e uma atividade cotidiana.
Turma:6º ano
Tema: Filme “Guerra do Fogo”
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Pré-história, Primeiras sociedades, Paisagens
Duração: 3 aulas de 50 minutos
Objetivo geral: Promover um exercício reflexivo sobre os avanços da humanidade.
Objetivos específicos:
- Promover uma aula diferenciada, utilizando linguagem cinematográfica;
- Promover um exercício de reflexão a respeito do progresso da humanidade;
- Ressaltar a importância de elementos como a linguagem e e o fogo, e sua relação com a evolução humana;
- Desenvolver a capacidade de observação crítica;.
- Exemplificar cenários de atividade tectônica;
- Atentar para os animais extintos, existentes na época;
- Exemplificar distintas formas de relevo;
- Exemplificar mudanças de paisagem;
- Promover uma forma de assimilação entre o estudo de Geografia e uma atividade cotidiana.
Material: Notebook, Filme “Guerra do Fogo”, Datashow.
Estratégias e encaminhamento da aula:
Utilizar da linguagem cinematográfica para atrair o interesse dos alunos. Através da exibição do filme “guerra do Fogo”, em uma versão editada de forma a ser mais apropriada para a faixa etária dos
alunos
1º momento: Exibição do filme. Orientar para que os alunos se atentem ao cotidiano dos personagens, uma vez que o filme não apresenta diálogos. A linguagem é dada pelas ações, gritos , grunhidos e pela linguagem corporal dos personagens.
2º momento: Continuação da exibição do filme. Após a exibição, promover um diálogo acerca de temas retratados no filme, como os perigos da época, a Fauna em extinção, a importância da linguagem, a importância do fogo, a importância das cavernas e casas, a importância das ferramentas, a evolução da sociedade e os avanços da humanidade.
3º momento: Realizar atividades de reflexão e debate sobre as conexões da geografia com os temas retratados pelo filme. Propor a elaboração de um resumo e elaborar questões de prova que abordem os aspectos geográficos evidenciados no filme, como as relações entre as primeiras sociedades, a relação entre sociedade e natureza, os perigos fora das cavernas, as paisagens contrastantes, a descoberta do fogo e da técnica e a evolução da humanidade.
Avaliação: A avaliação levará em consideração a participação dos alunos na construção do diálogo posteriormente ao filme. Assim como os resultados obtidos em relação ao resumo e a avaliação (prova).
Referencias: Filme “Guerra do Fogo”. Original “La Guerre du Feu”. França, Canadá. Direção Jean-Jacques Annaud, 1981.
Nenhum comentário:
Postar um comentário