Tema: Saúde e crise hídrica
Turmas: 7º ano
Professor:
Lúcio
Duração: 1 aula – 50min
Duração: 1 aula – 50min
Conteúdos: problemas de infraestrutura urbana, saneamento básico, impactos socioambientais, rios e regime de chuvas, crise hídrica
Objetivos:
Suscitar
discussões a partir de uma situação-problema;
Estabelecer
conexões entre conteúdos geográficos e a crise hídrica;
Estabelecer
relações entre fenômenos, da crise hídrica aos efeitos na saúde;
Mobilizar
elementos ditos físicos e humanos para a compreensão mais totalizante de
fenômenos;
Associar
conteúdos de sala de aula com o tema Saúde
proposto pela Feira de Ciências da escola;
Metodologia: Partindo
da situação-problema de crise hídrica em ocorrência na região, desdobrar
elementos já estudados em aulas anteriores sobre problemas de infraestrutura
urbana e seus impactos socioambientais. Em forma de esquema, escrever ordenadamente
no quadro três categorias com espaço entre elas para inserção de mais conteúdos:
Infraestrutura urbana, Crise hídrica e Saúde. Da primeira categoria são
desmembrados subtemas como saneamento básico e problemas urbanos; da segunda
categoria, subtemas como hidrografia e regime de chuvas e problemas
socioambientais como enchentes e escassez de chuvas e, por fim, na terceira
categoria, buscar relacionar os impactos na saúde advindos da falta d’água com
o auxílio de uma reportagem. Após a leitura da reportagem, os estudantes devem
responder às questões: quais problemas resultantes da falta de água, e como essa
situação afeta a saúde das pessoas.
Materiais: Quadro,
giz, caderno, Xerox de reportagem.
Reportagem como recurso didático. |
Avaliação:
Reflexão
para introduzir a relação entre os estudos de geografia e a saúde. A atividade
teve como resultado a leitura e interpretação de texto e anotações reflexivas
sobre o tema, e posterior pesquisa fora da sala de aula para elaboração do
trabalho a ser apresentado na Semana da Vida.
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