segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Aula Dialogada: Juventude e Projeto de Vida

Aula Dialogada: Juventude e Projeto de Vida

Vinicius Vieira
Nataly Marota


Conversa realizada na Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha - Teixeiras-MG, com os alunos do 6° ano do ensino fundamental, nas semanas finais de encerramento do ano letivo, com o objetivo de levantar uma reflexão sobre o dia a dia da juventude, seus desafios, planos, sonhos e perspectivas. 

  








Plano de aula 
Turma
6º ano
Tema
Juventude e Projeto de Vida 
Disciplina
Geografia – 6º ano
Conteúdo
Juventude
Duração
50 minutos
Objetivo geral
Promover uma discussão com os jovens sobre os desafios da juventude e as suas perspectivas de vida a partir de cada realidade e sonhos dos sujeitos. 
Objetivos específicos
Promover uma breve contextualização política;
Ressaltar direitos e deveres dos jovens;
Promover uma conscientização quanto ao caminho a ser percorrido pela juventude e quanto à importância da educação para projetos futuros.
Recursos
Folha A4, lápis, borracha.
Estratégias e encaminhamento da aula
1º momento: Realização de uma conversa com os jovens, sobre o que entendem, por juventude, usando perguntas geradoras como: O que é ser Juventude?; Quais são as Juventudes?; Qual o papel e dever dos jovens? E a partir de cada elemento levantado pelos jovens como apoio metodológico e visual, esses elementos são escritos no quadro.
2º momento: Realizar uma introdução do tema, contextualizando o cenário político e as mudanças as quais estão inseridos os jovens atualmente.
3º momento: Promover uma aula dialogada partindo das seguintes perguntas geradoras: “Onde você se imagina/o que se imagina fazendo daqui há 5 anos? E daqui  ha 10 anos?, utilizando a metodologia chuva de ideias, colocando em destaque no quadro, palavras marcantes presentes no discurso dos alunos, consideradas chaves na construção do diálogo. 
Avaliação
A avaliação considera a participação e engajamento dos alunos na construção do diálogo.
Referencias
CATANI, A.M. GILIOLI, R. S. P. Cultura Juvenis: múltiplos olhares. 2004
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
SANTOS, V.G. CASSIMIRO, H.L. ALVEZ, K.C. Como desenvolver a participação social no grupo de jovens?. 2007


         Material produzido pelos jovens

Nenhum comentário:

Postar um comentário