domingo, 8 de março de 2015

1ª Olimpíada Brasileira de Cartografia

Apresentação

Uma olimpíada é um desafio, e desafios são incentivos para melhorar o rendimento escolar de estudantes que podem ser despertados para o estudo, neste caso, da representação espacial, da orientação e uso de mapas. A proposta da I Olimpíada Brasileira de Cartografia - OBRAC - tem abrangência nacional e está voltada para alunos do Ensino Médio, com idades entre 14 e 18 anos, das escolas da rede pública e privada. Dentre os objetivos do evento destaca-se: estimular, na escola, o interesse pelas Ciências, especialmente pela Cartografia; prover aos professores o conhecimento e ferramentas para o ensino dinâmico e participativo em áreas que abrangem o conteúdo cartográfico, como geografia e matemática; prover a socialização de professores e alunos através de atividades coletivas e fomentar a formação de recursos humanos para atuação na área de Cartografia e das geotecnologias.

A olimpíada será executada em duas etapas: na primeira, cada escola participante deverá formar uma equipe de no máximo 4 alunos mais um professor responsável, que se inscreverão através do web site www.olimpiadadecartografia.uff.br. Na primeira etapa, serão elaboradas questões relacionadas a cartografia que estarão disponíveis aos inscritos no site, via plataforma Moodle. Na segunda etapa, cada equipe deverá realizar uma atividade proposta e enviar para a comissão de avaliação das olimpíadas que fará a avaliação dos trabalhos práticos recebidos (mapas digitais ou analógicos elaborados, instrumentos) e selecionará as três melhores equipes. Estas farão a etapa final na cidade do Rio de Janeiro, onde realizarão um conjunto de atividades práticas, inclusive com participação na corrida de orientação que ocorrerá durante a Conferência Internacional de Cartografia (agosto de 2015), sendo a equipe vencedora desta fase considerada a campeã da I Olimpíada Brasileira de Cartografia.


Organização

Canta Cantos

Canta Cantos é um projeto de divulgação do conhecimento geográfico. Seu objetivo é divulgar formas alternativas de se fazer Geografia. Atualmente o Canta Cantos se estrutura como um projeto do tipo “guarda-chuva”. Isso quer dizer que pretendemos simultaneamente abrigar, receber e incentivar diferentes propostas cujas metas estejam relacionadas, principalmente, com a divulgação do conhecimento geográfico.

Outros objetivos do projeto são: valorizar outras formas de saber, científicas ou não; diminuir o desperdício de informação científica; contribuir para a formação de outra idéia de Geografia. Rádio, televisão e internet, música, fotografia e histórias em quadrinhos são alguns dos meios e instrumentos de comunicação usados no Canta Cantos.



Dentre os projetos de divulgação científica, o programa pílula Canta Cantos é a pedra fundamental sobre a qual se construiu o nosso projeto. Atualmente ela é exibido de terça a domingo às 21:15 na rádio UFMG Educativa 104,5 FM em Belo Horizonte.

O programa é formado por duas partes: uma textual e uma musical. A metade textual sempre traz temas e abordagens importantes da Geografia acadêmica, enquanto a musical procura enriquecer o processo de comunicação, aumentando as possibilidades de contato entre o cientista e o ouvinte comum.

Acesse: 

Inconstâncias climáticas

Clique nos links abaixo para fazer o download dos programas.