quinta-feira, 19 de março de 2015

E o Professor de Geografia?

"... Não devemos aceitar nem a excessiva valorização do papel iluminista da escola e nem o da reprodução pura e simples das relações de poder. A escola e um dos locais onde se manifestam as contradições da sociedade, onde se reproduz a ideologia burguesa, mas e um local privilegiado para o questionamento dessa ideologia e da busca da construção de um cidadão novo ( critico, capaz de atuar na transformação da sociedade), como deseja FREIRE (1987). De acordo com essa visão e como posicionamento de GRAMSCI (1982), a escola não é uma mera engrenagem do sistema, na qual se reproduzem as relações de produção e de poder (ela e, também) mas ela pode ser eficaz no desenvolvimento de práticas "contra-ideológicas", isto e, pode contestar a heteronomia dominante. 
o papel do professor tem sido também muito estudado e em grande parte das teorias pedagógicas ele e vista como agente fundamental. Não se deve eximir o professor de sua função básica de "dirigente" da ação pedagógica, de coordenador, de responsável pela aprendizagem. 0 professor, consciente dos limites de sua ação pedagógica, procura educar se educando, aprender ensinando, mas sem renunciar ao risco de apontar caminhos (GADOTTI, 1979)...."

Fonte: Rua, João. O PROFESSOR, O LIVRO DIDÁTICO E A REALIDADE VIVIDA PELO ALUNO COMO RECURSOS PARA OENSINO DA GEOGRAFIA. Boletim Gaúcho de Geografia, 24: 87-96, maio, 1998.

Com base o fragmento de texto acima do professor João Rua, assista o vídeo a seguir, intitulado:
Educação em Transe - E o Professor de Geografia?. E pense....reflita... ajude a encontrar soluções...