quarta-feira, 22 de abril de 2015

A TERRA NA "PALMA DA MÃO"

Olá, Boa Tarde!
É impressionante a forma com que o acesso à internet e a eletrônicos vem se democratizando e dentro da sala não poderia ser diferente! Observando o dia a dia das turmas é possível perceber o quanto smartphones são comuns aos estudantes, mesmo quando proibidos de usá-los no ambiente escolar. Será este o caminho? Fica aí uma questão a ser pensada e repensada com carinho. 
Em um questionário aplicado a duas turmas do "Mariano da Rocha" obtivemos os seguintes resultados: 

Confesso que esperava números altos mas não tão altos assim, em ambos os casos a legenda 1 representa a porcentagem dos alunos que possuem o acesso ao serviço ou bem material e a legenda 2 os que não possuem. Agora não existem desculpas para não acompanhar as notícias e as atividades aqui em nosso blog pessoal! Fiquem atentos, ele é um meio de contato importante entre o PIBID e a Escola. 
Pois, bem! Vamos ao trabalho? Em uma de minhas pesquisas pela internet encontrei o seguinte aplicativo: BioInteractive EarthViewer disponível para download no Play Store e o mais legal de tudo, é gratuito!
Nele é possível acompanharmos a evolução da crosta terrestre de acordo com o passar dos anos (Éons, Eras e Períodos), desde a Pangeia, onde os continentes ainda eram interligados, até os dias atuais, de uma forma muito interativa e divertida. É literalmente a Terra na palma da mão! 
 Além de informações como: temperatura, biodiversidade, grandes eventos de extinção, era do gelo e muito mais. O tema é de extrema importância para a nossa próxima intervenção em sala que ainda estou planejando, atenção! Baixem e explorem estas ferramentas, elas ajudam muito no processo de aprendizagem. Conversem com os amigos sobre o assunto e compartilhem com aqueles que não conseguirem acesso.