segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Editora Unesp disponibiliza 44 livros para download gratuito

Esta é uma boa notícia para quem quer ler e estudar sem gastar. A Fundação Editora Unesp disponibilizou 44 livros para download gratuito. As obras, inéditas em formato digital, são das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes.

Os livros foram publicados sob o selo Cultura Acadêmica, que também inaugurou seu site este mês: www.culturaacademica.com.br, onde os interessados podem fazer os downloads. É a primeira vez que uma universidade brasileira, com base no conteúdo de suas pesquisas, concebe um programa de publicações exclusivamente no formato eletrônico com acesso gratuito.

Há vários títulos que podem interessar os profissionais de educação, como Complexidade da formação de professores – Saberes teóricos e práticos, de Marilda da Silva, Cadê o brincar – Da educação infantil ao ensino fundamental, da autora Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros, Recomeçar – Família, filhos e desafios, de Nayara Hakime Dutra de Oliveira, entre outros.

A ação, resultado de uma parceria entre a editora e a Pró-Reitoria de Pós Graduação (Propg), foi lançada como Coleção Propg Digital. Em apenas dois dias com o site no ar, as obras foram baixadas por quase mil usuários. O projeto prevê a publicação de 600 livros eletrônicos em 10 anos e não se limita a digitalizar obras prontas, já que a coleção inteira foi concebida originalmente para o formato digital. “Estamos oferecendo algo novo, um e-book de acesso livre, numa linguagem mais acessível do que o discurso científico de origem”, acrescenta Jézio Hernani Bomfim Gutierre, editor executivo da Editora da Unesp.

Os autores não recebem nenhum pagamento por seus materiais e trabalham apenas em prol da divulgação do conhecimento científico, porém os direitos autorais continuam sendo respeitados, com a proibição de publicar o e-book ou copiar trechos sem os devidos créditos.