domingo, 29 de outubro de 2017

China e a economia mundo.


China: a economia que mais cresce no mundo e suas contradições

CARLOS JOSÉ ARRUDA LOPES
LEIDIANE ROSENI DE BRITO

IDENTIFICAÇÃO: Turma: 2º ano - Ensino Médio/ Modalidade:

 Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha – Teixeiras – MG

Duração: 1 aula com 50 minutos de duração (29/09/2017).


 1. OBJETIVO Esta aula teve como objetivo compreender o crescimento econômico que a China perpassou entre (1980-2010), e que tornou o país possuidor da segunda maior economia mundial, perdendo apenas para os EUA. Ao mesmo passo, se reflete sobre as decorrências desse crescimento e suas consequências para o meio ambiente, como a poluição das cidades, contaminação de lençóis freáticos, dentre outros. 




2. CONTEÚDO O conteúdo trabalhado em sala de aula se faz presente no livro didático do 2º ano do ensino médio, adotado pela escola supracitada. É um assunto de grande relevância, uma vez que a China desde o início da década de 80 até 2010, tem sido a economia que mais cresce no mundo. Como consequência desse crescimento, o PIB (Produto Interno Bruto) chinês se tornou o segundo maior do planeta. Um dos motivos que vem atraindo vultuosos capitais para a China é o baixíssimo custo de uma mão-de-obra muito disciplinada e relativamente qualificada. O governo tem buscado atrair de volta ao país parte dos chineses que vivem no exterior, sobretudo nos Estados Unidos. Que de volta empresários, engenheiros e cientistas com experiência em empresas ocidentais. Um fator de extrema relevância é que os baixos custos de produção têm levado os produtos do país a ganhar cada vez mais mercados no mundo. O governo tem se esforçado para aumentar os produtos de maior valor agregado na pauta de exportação. Até 1990 não existia nenhuma preocupação com a questão ecológica por parte do regime chinês. Como consequência dessa política, as agressões ambientais cresceram: as cidades chinesas estão entre as mais poluidoras do mundo, sendo comum o Smog. Tudo isso tem causado doenças na população e muitos de seus recursos naturais estão à beira do esgotamento. conteúdo da aula será divido em: a) apresentação do tema: China: a economia que mais cresce no mundo e suas contradições, b) Explicação e análise dos fatores que contribuíram para o crescimento chinês, c) Reflexão sobre o parque industrial chinês, d) Verificação das contradições da 2 economia chinesa, e) Análise de fotografias das cidades e indústrias chinesas, f) Resolução dos exercícios referido capítulo do livro didático (Página 217). 

3. METODOLOGIA 1ª Etapa: Apresentar o tema e iniciar uma reflexão sobre o mesmo. 2ª Etapa: Explicação sobre o parque industrial chinês e os fatores responsáveis pelo crescimento da economia chinesa. 3ª Etapa: Verificação das contradições da economia chinesa e análise das fotografias. 4ª Etapa: Realização da lista de exercícios. 

4. MATERIAIS ✓ Quadro-negro, giz, fotografias e o livro didático. 

5. REFERÊNCIAS LYRIO, Carvalho Mauricio.A ascensão da China como potência: fundamentos políticos internos. Disponível em: Acesso em: 25 de setembro de 2017. MEDEIROS, Carlos Aguiar de. Notas sobre o Desenvolvimento Econômico Recente na China. Disponível em: Acesso em: 24 de setembro de 2017. SULEIMAN, Amanda Battaglini. O salto econômico da China: crescimento e mudança. Disponível em: Acesso em: 25 de setembro de 2017.