terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Atlas do trabalho escravo no Brasil

Idealizado pela organização Amigos da Terra - Amazônia Brasileira e lançado, o Atlas do Trabalho Escravo no Brasil traz dados sobre os casos registrados de trabalho forçado no país e duas novas ferramentas para auxiliar autoridades na formulação de políticas públicas: os índices de probabilidade de trabalho escravo e de vulnerabilidade ao aliciamento.” 
O Atlas do Trabalho Escravo no Brasil caracteriza pela primeira vez a distribuição, os fluxos, as modalidades e os usos do trabalho escravo no país, nas escalas municipal, estadual e regional, utilizando fontes ofi ciais e consolidadas. Também aponta as associações mais frequentes do fenômeno, como aquela com o desmatamento. Além do diagnóstico inédito, o Atlas oferece dois produtos novos para a sociedade brasileira: o Índice de Probabilidade de Trabalho Escravo e o Índice de Vulnerabilidade ao Aliciamento. No primeiro caso, trata-se de uma ferramenta inovadora e essencial para gestores de políticas públicas, que pode contribuir expressivamente para o planejamento governamental da sustentabilidade socioambiental. É uma ferramenta de avaliação de risco: um risco baixo não deve levar a subestimar o problema, mantendo as políticas de due diligence convencionais. Já um risco alto deve levar a cautelas especiais.





Quanto pesa uma nuvem

Quando saímos na rua e vemos a nuvens lá em cima, raramente pensamos do que elas são feitas. E por flutuarem levemente pelo céu, pensamos que devem ser bem leves, mas a verdade é bem diferente.
Não, elas não são feitas de algodão. As nuvens são formadas por vapores de água vindos de rios, mares, poças, aquele balde cheio que você esqueceu na área de serviço e muitas outras coisas, até mesmo sujeira lançada pelos carros e indústrias.
Conforme a água vai evaporando aqui em baixo, ela tende a subir até grandes altitudes, que podem variar de 2 a 6 quilômetros. E a altura em que ela se encontra também dita sua composição. Quando uma nuvem está mais embaixo, normalmente é feita de gotículas de água, já quanto esta nas alturas, perto de 6 quilômetros longe do solo, ela é composta basicamente de cristais de gelo.
Sim! E apesar de estarem flutuando acima de nossas cabeças, elas pesam muito mais do que um dia você imaginou.
Claro que, como existem muitos tamanhos e tipos de nuvens, vamos usar valores aproximados. Uma nuvem pequena, daquelas branquinhas bonitinhas que você vê todo dia, pesa mais ou menos o peso de 100 elefantes (que pesam em média 5 toneladas) e uma grande nuvem de tempestade pode pesar o equivalente a 200 mil elefantes!

Veja o vídeo - Quanto pesa uma nuvem produzido pela TV Escola. - Boa leitura.