quinta-feira, 20 de agosto de 2015

NELES PISAMOS E POUCO OS CONHECEMOS!

Na tentativa de conhecermos um pouco mais sobre as características do solo e do relevo de nossa região, além de sua importância para a Geografia e consequentemente para nossas vidas, a terceira etapa da sequência de aulas/intervenções que constituem o projeto "Consciência Socioambiental: uma proposta para o ensino" foi realizada na última semana aos 1ºs anos da Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha.

Com o auxílio de alguns mapas, iniciamos a discussão a respeito do conceito de "Escala" e em como ela pode varia de acordo com a realidade a ser representada. Desde o mapa com a divisão político regional do território brasileiro (1: 10 000 000), passando pela representação do relevo de MG (1: 5 000 000) até a topografia de Teixeiras e de parte das cidades vizinhas (1: 50 000). Neste último, trabalhamos a ideia de "rede de drenagem" e "bacia hidrográfica".







Por último mas não menos importante, a maquete do em torno da Escola serviu como estratégia de aproximação com a realidade vivida, nela e com o auxílio de um pequeno trecho do novo código florestal referente à definição de "topos de morros" e de APPs (Área de Proteção Permanente) discutiu-se um pouco desta manifestação da relação homem/meio que a Lei traduz.






Até a próxima pessoal!!!