domingo, 27 de dezembro de 2015

O TERRITÓRIO COMO FERRAMENTA ANALÍTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

O TERRITÓRIO COMO FERRAMENTA ANALÍTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: dos dispositivos de controle à produção de multi/transterritorialidades
Marcos Leandro Mondardo
Resumo

A educação utiliza dispositivos de controle. No processo de formação do estudante, as palavras de ordem e os mecanismos de integração ao mercado, tentam controlar sua força revolucionária, de resistência e de revolta, como condição de comando da sociabilidade. Para Gilles Deleuze e Félix Guattari a educação é um ato essencialmente político. Por isso, inspirado nesses autores, nossa pretensão neste ensaio é desenvolver um exercício de deslocamento conceitual, isto é, desviar o lócus conceitual de “literatura menor” para pensar uma “Geografia menor” por meio da ferramenta analítica, o conceito de território, como uma forma de subversão da própria tradição desse campo disciplinar, pensando a emergência de novos movimentos de desterritorialização na educação. Com isso pretendemos problematizar o surgimento de linhas de fuga no processo educativo e reconhecer os movimentos de luta e resistência comprometidos politicamente com os valores e práticas subversoras por meio da produção de multi/transterritorialidades.