segunda-feira, 8 de junho de 2015

Efeito Estufa

Experimento sobre Efeito Estufa

Karoline G. Mendes
Graduando do curso de Geografia pela Universidade Federal de Viçosa
Integrante do PIBID-Geosociobiodiversidade
da Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha.

E-mail: karoline.mendes@ufv.br

Objetivo:
Explicar, demonstrar e contextualizar o que é o efeito estufa.
Contexto teórico:
Sabemos que o planeta em que vivemos, é envolvido por camadas de gases que, em conjunto, formam o que conhecemos como atmosfera. Essa por sua vez, tem como principal função, manter em equilíbrio a temperatura da Terra. A energia solar ao se aproximar do planeta Terra, passa primeiro por essas camadas que conseguem impedir a chegada de boa parte da energia proveniente do Sol à superfície terrestre. A outra parte da energia solar que consegue passar pelos gases, ao chegar à superfície da Terra é refletida por ela em forma de ondas longas, as ondas infravermelhas (principais portadoras de energia térmica). Essas ondas ao alcançarem a atmosfera, são em sua maior parte absorvidas pelos gases que ali se encontram, fazendo com que o planeta se aqueça naturalmente.




EXPERIMENTO
Materiais:
- Uma lâmpada incandescente de 200 watts
- Uma caixa de sapato
- Dois termômetros
- Papel alumínio
- Papel filme
- Durex

Metodologia:
Cubra a parte de dentro da caixinha de sapato com o papel alumínio (coloque o lado que mais reflete virado para cima) que representará uma superfície refletora, como a superfície terrestre. Em seguida, corte a tampa da caixinha, deixando as beiradas da tampa inteiras. Após recortá-la, cubra toda a tampa com o papel filme, usando o durex para fixar o papel filme que, neste caso irá representar a atmosfera.



Com a caixa de sapato pronta, coloque um dos termômetros dentro da caixa e tampe-a. O outro termômetro será colocado do lado de fora da caixinha. Use dois objetos de mesmo tamanho para apoiar os termômetros de modo que fiquem da mesma altura.



Após posicionar todos os materiais, acenda a lâmpada (que representará o Sol) e posicione-a de forma com que os raios emitidos por ela alcancem os dois termômetros igualmente. Depois de alguns minutos, observe as temperaturas atingidas por cada um dos termômetros. Perceba que o termômetro que estava dentro da caixa, teve maior temperatura alcançada do que o termômetro que estava do lado de fora da caixa.
                                   


Os raios emitidos pela lâmpada alcançam a superfície da caixa e são refletidos pelo papel alumínio, voltando e atingindo a parte mais alta da caixa onde há uma película de papel filme, que serve como barreira para a radiação infravermelho, forçando parte dessa radiação a ficar contida dentro da caixa. Com isso, há um acúmulo de energia dentro da caixa, proveniente da radiação infravermelha que ficou contida dentro do recipiente, fazendo com que as moléculas do ar, dentro da caixa, aumentem sua energia cinética (calor), o que ocasiona um maior aquecimento. O contrário acontece com o termômetro posicionado do lado de fora da caixa, que sem a camada do papel filme, não acumula tanto calor em torno de si mesmo. Por isso há diferença entre as temperaturas atingidas. Assim, podemos contextualizar este experimento que representa uma mini estufa com o efeito estufa da Terra, já que o mesmo acontece (em uma escala muito maior) devido toda a dinâmica entre os raios solares, a superfície terrestre e a atmosfera.

                 
            Ademais, podemos analisar que depois de alguns minutos, o primeiro termômetro a perder a temperatura após o desligamento da lâmpada é o que se encontra fora da caixa. Isso evidencia a grande importância da atmosfera, pois sem ela a Terra se aqueceria muito rápido, mas também se esfriaria muito rápido, fazendo da Terra um planeta gelado, onde provavelmente não existiria vida. Isso acontece com vários outros astros, inclusive com a Lua, onde as temperaturas variam de 130ºC a -160ºC, promovendo uma grande amplitude térmica.