domingo, 17 de dezembro de 2017

Atividade prática: Análise da temperatura (°c) e Umidade Relativa do ar(%) do dia 23/10/2017 ao dia 27/10/2017, na cidade de Teixeiras/MG

O trabalho consistiu numa atividade de coleta dados de temperatura (°c) e Umidade relativa do ar na cidade de Teixeiras/MG dos dias 23/10/2017 ao dia 27/10/2017. Trabalho esse construído em conjunto com os alunos do dos 1° anos da Escola estadual Dr. Mariano da Rocha, no sentido destes compreenderem todo o processo de construção de um climograma, desde a coleta de dados, a construção do gráfico, só que adaptado, visto que o climograma é constituído das variáveis de temperatura e precipitação, e o gráfico em questão a ser construído iria possuir dados de temperatura e umidade relativa do ar como já foi salientado. 
Etapas:

1. O primeiro passo foi a implantação de um mini abrigo no espaço da horta da escola, contendo o equipamento Hobo Data logger, equipamento esse que mede temperatura e umidade do ar, que coletou dados do dia 23/10/2017 ao dia 27/10/2017.
2. O segundo passo foi passar os dados obtidos pelo equipamento para o programa Hoboware, a qual foi gerado uma planilha com os dados e gráfico.
3. o Terceiro passo foi calcular a média de cada dia dos dados, uma vez que o equipamento mede de hora e hora, tanto temperatura quanto umidade do ar.
4. O quarto e último passo, foi a análise desses dados  e discussão, como também a construção do gráfico na cartolina e apresentação para as demais turmas que passaram pelo conteúdo Dinâmicas climáticas.


Foto: Implantação do mini abrigo com o equipamento Hobo data logger



Foto: Construção do gráfico e discussão dos dados

Foto: Alunos participantes da atividade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário