quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

TRILHA GEOGRÁFICA: REGIÃO SUDESTE

Évelyn Freire da Silva
Geovanna Laura Santos Januário
Talita Teixeira Costa

A Trilha Geográfica foi realizada no dia 4 de outubro de 2017, no Colégio Rio Branco, e consiste em um jogo de cards com perguntas e respostas sobre diversas informações da Região Sudeste do Brasil, como, por exemplo, características econômicas, aspectos territoriais, ambientais e físicos, suas divisões e particularidades.  As perguntas foram respondidas por equipes de quatro alunos e foi realizada no pátio da escola, sob um mapa da América Latina, tendo como destaque o Brasil, desenhado à mão com giz, onde cada representante de cada equipe avança um passo em torno do mapa a cada acerto, chegando ao ponto final – a área onde está localizada a Região Sudeste

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Crise hídrica: O que você tem feito para evitar o desperdício de água?

Crise hídrica: O que você tem feito para evitar o desperdício de água?
No dia 27 de outubro de 2017, os pibidianos do curso de geografia realizaram uma
atividade na Escola Municipal Rio Branco na qual visava conscientizar o consumo de
água na cidade de Visconde do Rio Branco. Pois a mesma passa pela escassez hídrica.
As atividades teve como tema gerador “O que você tem feito para evitar o desperdício
de água?”. A início foi requerido que eles se dividissem em grupo de 6 ou 7 pessoas
fizessem um cartaz sobre a crise hídrica e pensasse uma resposta para essa pergunta.
Logo após passou um cartaz pela sala com o intuito que cada um escrevesse o que
pensou. Ao finalizar as atividades se montou um mural com todas as produções dos
alunos e dos pibidianos.





Texto: Patrícia Ferreira Batista 
Revisão: Márcia Vilela Valdier 
Equipe: Patrícia, Welerson e Fernanda

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Mec disponibiliza material sobre cultura afro-brasileira para downloads




Dentre deste mês de novembro no qual dia 20 é o  dia da Consciência Negra, o  Mec disponibilizou diversas obras literárias e metodologias didáticas sobre a cultural Afro-Brasileira. Na realidade escolar vivenciada na pratica um assunto muito omitido é a pratica da  lei 10.639/03 que obriga o ensino de História e Cultura da Africa e afro-brasileiras em todos os estabelecimentos do ensino fundamental e médio, e frequentemente é algo lembrado no mês de novembro com atividades e palestras devido ao dia 20. Segue abaixo alguns links que ajudam a elaborar metodologias e aprofundar os conhecimentos sobre a cultura Afro-Brasileira;

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Formação e modelagem do Relevo: Confeccionando e colocando um vulcão em atividade



            Atividade desenvolvida no Colégio Municipal Rio Branco no dia 29e 30 dejunhode 2017, com a participação dos alunos do sexto ano. A atividade foi desenvolvida pelos bolsistas do PIBID Fernanda Evelin e Welerson Machado.
            Os alunos do sexto ano aprenderam em sala as camadas da Terra e sobre os movimentos das placas tectônicas, por isso, foi decidido realizar uma atividade lúdica e visual que funcionasse como fixação do conteúdo abordado em sala.
            No dia 29 de junho os bolsistas preparam o vulcão utilizando os seguintes materiais:
§  Para a base:
ü  Tábua de madeira
ü  Pregos
ü  1 pote de vidro grande (Palmito)
ü  1 pote de vidro pequeno (geleia)
ü  Fita adesiva
§  Para o corpo do vulcão:
ü  Jornal
ü  Fita adesiva
ü  Gesso de secagem rápida
§  Para o acabamento:
ü  Tinta guache vermelha e marrom
ü  Pincel
§  Para a erupção:
ü  Detergente incolor
ü  Corante alimentício vermelho
ü  Vinagre
ü  Bicarbonato de sódio
ü  Água
No dia 30 de junho a atividade foi realizada em uma área aberta do colégio onde os alunos pudessem se envolver mais no preparo e na aplicação da atividade proposta.











Geografando com as Regiões

   

    Atividade desenvolvida no Colégio Municipal Rio Branco no dia 30 de março de 2017, com a participação dos alunos do sétimo ano. A atividade foi desenvolvida pelos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) Fernanda Evelin, Patrícia Batista e Welerson Machado do curso de Geografia da Universidade Federal de Viçosa - UFV.
A ideia é que a atividade funcione como um jogo de tabuleiro, sendo que as perguntas são referentes às casas, o dado determina o número de casas a serem percorridas e um aluno selecionado de cada equipe representa o peão que marca a localização de cada equipe no tabuleiro.As perguntas continham níveis variados de dificuldade e foram elaboradas a partir do livro didático Geografia espaço e vivência – 7º ano (Ensino Fundamental) e a partir de conteúdos complementares disponibilizados pelo professor e por pesquisas bibliográficas referentes ao tema abordado.
O objetivo do jogo era servir como uma revisão e um exercício de fixação do conteúdo sobre as regiões do território brasileiro, além de despertar o interesse dos alunos por outras regiões através de curiosidades relacionadas a cada pergunta, essas curiosidades partiam do âmbito cultural, climático, social e econômico. A divisão dos alunos em equipes tinha como objetivo trabalhar o espirito de equipe, a discussão do conteúdo e a cooperação entre os alunos.
A realização do jogo se deu da seguinte maneira: Os bolsistas leram as regras do jogo para que não houvesse divergências durante o andamento da atividade no que diz respeito as regras de funcionamento,os alunos foram divididos em equipes e cada equipe escolheu um representante para ser o peão da equipe; A primeira equipe a jogar o dado foi selecionada ao acaso e assim o jogo começou. Além das perguntas especificas de cada regiãohavia “casas” no jogo que traziam ações como: volte uma casa, volte ao início do jogo, avance 3 casas e outras com o objetivo de dinamizar o jogo.

A atividade ocorreu de forma tranquila com a participação de todos os alunos, que além de participar ficaram entusiasmados com a ação. 







Setores da Economia


            Atividade desenvolvida no Colégio Municipal Rio Branco no dia 7 de abril de 2017, com a participação dos alunos do sexto ano. A atividade foi desenvolvida pelos bolsistas do PIBID Fernanda Evelin e Welerson Machado.
A turma do sexto ano na qual foi realizada a atividade é composta por alunos que possuem uma maior dificuldade em fixação do conteúdo, por isso a atividade foi realizada com o objetivo de reforçar e ajudar na fixação dos conteúdos expostos em sala pelo professor. Para buscar esse entendimento optamos por uma metodologia diferenciada, onde os alunos receberiam diferentes imagens que representassem atividades econômicas e deveriam classifica-las em seus respectivos setores econômicos. No princípio da atividade os alunos apresentaram resistência e falta de vontade de participar, entretanto no decorrer da atividade essa barreira de resistência foi se partindo e ao final os alunos já queriam explicar para os colegas o entendimento recém adquirido.
Segundo o professor titular da turma, as notas dos alunos na avaliação do tema apresentaram um aumento considerável quando comparadas com as médias anteriores que a turma obtinha.




domingo, 29 de outubro de 2017

China e a economia mundo.


China: a economia que mais cresce no mundo e suas contradições

CARLOS JOSÉ ARRUDA LOPES
LEIDIANE ROSENI DE BRITO

IDENTIFICAÇÃO: Turma: 2º ano - Ensino Médio/ Modalidade:

 Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha – Teixeiras – MG

Duração: 1 aula com 50 minutos de duração (29/09/2017).


 1. OBJETIVO Esta aula teve como objetivo compreender o crescimento econômico que a China perpassou entre (1980-2010), e que tornou o país possuidor da segunda maior economia mundial, perdendo apenas para os EUA. Ao mesmo passo, se reflete sobre as decorrências desse crescimento e suas consequências para o meio ambiente, como a poluição das cidades, contaminação de lençóis freáticos, dentre outros. 




2. CONTEÚDO O conteúdo trabalhado em sala de aula se faz presente no livro didático do 2º ano do ensino médio, adotado pela escola supracitada. É um assunto de grande relevância, uma vez que a China desde o início da década de 80 até 2010, tem sido a economia que mais cresce no mundo. Como consequência desse crescimento, o PIB (Produto Interno Bruto) chinês se tornou o segundo maior do planeta. Um dos motivos que vem atraindo vultuosos capitais para a China é o baixíssimo custo de uma mão-de-obra muito disciplinada e relativamente qualificada. O governo tem buscado atrair de volta ao país parte dos chineses que vivem no exterior, sobretudo nos Estados Unidos. Que de volta empresários, engenheiros e cientistas com experiência em empresas ocidentais. Um fator de extrema relevância é que os baixos custos de produção têm levado os produtos do país a ganhar cada vez mais mercados no mundo. O governo tem se esforçado para aumentar os produtos de maior valor agregado na pauta de exportação. Até 1990 não existia nenhuma preocupação com a questão ecológica por parte do regime chinês. Como consequência dessa política, as agressões ambientais cresceram: as cidades chinesas estão entre as mais poluidoras do mundo, sendo comum o Smog. Tudo isso tem causado doenças na população e muitos de seus recursos naturais estão à beira do esgotamento. conteúdo da aula será divido em: a) apresentação do tema: China: a economia que mais cresce no mundo e suas contradições, b) Explicação e análise dos fatores que contribuíram para o crescimento chinês, c) Reflexão sobre o parque industrial chinês, d) Verificação das contradições da 2 economia chinesa, e) Análise de fotografias das cidades e indústrias chinesas, f) Resolução dos exercícios referido capítulo do livro didático (Página 217). 

3. METODOLOGIA 1ª Etapa: Apresentar o tema e iniciar uma reflexão sobre o mesmo. 2ª Etapa: Explicação sobre o parque industrial chinês e os fatores responsáveis pelo crescimento da economia chinesa. 3ª Etapa: Verificação das contradições da economia chinesa e análise das fotografias. 4ª Etapa: Realização da lista de exercícios. 

4. MATERIAIS ✓ Quadro-negro, giz, fotografias e o livro didático. 

5. REFERÊNCIAS LYRIO, Carvalho Mauricio.A ascensão da China como potência: fundamentos políticos internos. Disponível em: Acesso em: 25 de setembro de 2017. MEDEIROS, Carlos Aguiar de. Notas sobre o Desenvolvimento Econômico Recente na China. Disponível em: Acesso em: 24 de setembro de 2017. SULEIMAN, Amanda Battaglini. O salto econômico da China: crescimento e mudança. Disponível em: Acesso em: 25 de setembro de 2017.