quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Oficina: tinta de solos

  • Oficina: tinta de solos
Em razão do tema “Sustentabilidade” da Feira de Ciências (2016) na E.E. Dr
 Mariano da Rocha interessou aos estudantes do 9º ano a produção de tinta a
 partir de solos. Com auxílio extra-aula, reunimos para a coleta do material
 disposto na rua da escola, num perfil de solo onde estava disponível certa 
variação de cor. Neste percurso, que poderia ser considerado um trabalho de 
campo, buscamos trabalhar os aspectos do solo, como os tipos de horizontes,
 rugosidade, pegajosidade e textura. Com auxílio de material passo a passo
 para a fabricação da tinta adquirido no Museu Ciências da Terra Alexis
 Doroffef - UFV, separamos as amostras e em encontros posteriores os
 estudantes ficaram responsáveis pela aquisição da cola, elemento importante
 para a fixação da tinta, através de subsídio financeiro de fontes diversas.
 Os demais materiais foram encontrados na escola ou trazidos de casa pelos
 estudantes. A direção da escola disponibilizou uma parede na horta para os
 testes e posterior exposição. Este trabalho foi premiado na Feira, que, além
 de expor a produção material, os estudantes realizaram pesquisas sobre a 
produção industrial de tinta e complicações ambientais, e apresentaram a
 tinta a partir dos solos, alternativa mais viável em relação ao custo e resgate
 de experiência de seu uso antigo na construção de casas. Uma oficina
 instigante para a compreensão direta do processo de transformação da 
natureza pelo homem.

Oficina de Turbante - Pérolas Negras

  • Oficina de Turbante - Pérolas Negras
Junto ao Projeto Pérolas Negras e em parceria com a Casa Cultural do Morro, a 
Oficina de Turbante aborda nas escolas temas como racismo, machismo e 
bullying. Alunas do Ensino Fundamental foram convidadas para participar de 
uma roda na qual as ministrantes Geovanna e Andreza lançam perguntas
 geradoras para iniciar o diálogo. A partir disso são entregues folhas para que as
 estudantes possam compartilhar, caso sintam à vontade, situações e relatos do
 cotidiano sobre sua condição de mulher em espaços diversos. No decorrer da roda
 fica evidente o primeiro contato com o feminismo e termos relacionados à opressão
 de gênero e de raça. Ao final, a execução manual dos tecidos para transformação
 em turbantes trazem maior aproximação para troca de experiência e valorização
 da cultura negra.

PLANO DE AULA SOBRE A RÚSSIA

ESCOLA ESTADUAL DOUTOR MARIANO DA ROCHA 
PIBID GEOGRAFIA UFV
PLANO DE AULA 




REGENTE: Leidiane Roseni de Brito
TURMA: 9º ano do ensino fundamental 
DURAÇÃO: 1 aula de 50 minutos 
_________________________________________________________________________________

TEMA

A Rússia 

OBJETIVO

Apresentar as principais características físicas, sociais e econômicas da Rússia apos o fim da URSS, quando a Rússia até então considerada uma república se torna independente. também mostrar como ter feito parte da URSS influencia nos problemas que o país vem vivendo atualmente.

CONTEÚDOS 
  • localização geográfica da Rússia;
  • clima;
  • agricultura e industria no território russo;
  • principais problemas ambientais;
  • as etnias e o desafio de uma unidade territorial;
  • os movimentos separatistas e o poderio russo;
  • o retorno da potencia mundial apos a crise gerada pelo fim da URSS;
  • Rússia: potencia militar mundial.


METODOLOGIA
  • a primeira etapa consiste em uma aula expositiva dialogada, discorrendo por todo conteúdo com o apoio do projetor.
  • a segunda parte consiste na aplicação de uma lista de exercícios sobre o tema abordado.

MATERIAIS DIDÁTICOS

Projetor, livro didático, quadro e giz.

AVALIAÇÃO 

A avaliação será feita durante a execução da aula (verificando se os alunos estão participando) e no final da explicação dos conteúdos será aplicado uma lista de exercícios sobre os mesmos.

BIBLIOGRAFIA 

 BOLIGIAN, Levon (et al) . Geografia espaço e vivencia, 9º ano. Saraiva, 5º edição. São Paulo, 2015.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Movimentos migratórios e sua herança cultural

Plano de Aula
Welerson Machado da Silva  
Tema: Movimentos migratórios e sua herança cultural
Objetivos:
      - Mostrar aos alunos exemplos de movimentos migratórios que ocorreram no Brasil.
- Salientar os principais motivos que acarretaram nesses movimentos e quais eram os países de origem desses povos.
- Através de exemplos mais próximos expor como essa herança está presente na nossa cultura atual.
Conteúdos:
      - Movimentos migratórios. Cidades de colonização Italiana e Pomerana.
Duração:
      - Uma aula de 50 minutos.
Recursos:
      - Data Show
Didática:
       - Aula expositiva e interativa com muitas imagens e vídeos
Atividades:
       - Depois do decorrer da aula será proposto aos alunos que faça uma produção textual a respeito do que foi apresentado na aula..
A ideia de uma aula expositiva sobre movimentos migratórios, veio do fato de era um conteúdo que estava sendo abordado pelo professor em aulas anteriores, o professor passou para os alunos o filme “Central do Brasil”, um filme nacional que tem como atriz principal Fernanda Monte Negro. Não se atentando a muitos detalhes, o filme relata a vida nas estações de trem do RJ, as pessoas que iam para cidade em busca de melhores oportunidades, maior qualidade de vida e vários outros fatores, isso gera um movimento de massa que podemos denominar de migração.
Tendo o tema migração como base, foi trago o exemplo de migrações que ocorreram numa escala mundial. Ex: A cidade de Venda Nova do Imigrante – ES, uma cidade típica de colonização Italiana e a cidade de Santa Maria de Jetibá de colonização Pomerana também no estado do Espirito Santo.

Fora exposto os motivos dessa migração tal como os locais que receberam a maioria desses imigrantes, as barreiras que enfrentaram e como conseguem preservar seus laços culturais até o dia de hoje, além de demostrar quais aspectos que ficaram fixados na cultura brasileira atual.

Alguns videos :
https://www.youtube.com/watch?v=d8aKNYV-mgA&t=4s  - Serenata Italiana
https://www.youtube.com/watch?v=gRUahLaRA40  - Festa da Polenta
https://www.youtube.com/watch?v=Ap5_2dMxHRk - Festa Pomerana
https://www.youtube.com/watch?v=NpZgPWTUrlE - Central do Brasil - Filme completo

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Debate Mariane e Belo Monte

O debate foi realizado com o terceiro ano, no dia 30 de agosto de 2017. A escolha do tema se deu pelo professor de geografia Diego,  regente da turma. O tema estava em voga  e sendo uma das apostadas de questão no Enem, de fato caiu a questão de belo monte. Os temas foram problematizados na seguinte direção. Inicialmente Mariana com crime ambiental de tão grande proporção, provocada pela Samargo, fusão da Vale e BHP Billiton.  Em seguida a questão de Belo Monte, um território indígena na qual está sendo inundada para a criação de uma grande Hidrelétrica. Além de barrar o Rio Xingu, o maior afluente do Amazonas. Os alunos não dominavam muito bem o tema, mas já tinha houvido falar do novo Código  de Mineração  e assim o debate rendeu. Levamos também para sala de aula mapas, que mostram a localização desses lugares.     


Plano de aula: Problemas ambientais

Plano de aula:


Tema: Problemas ambientais
Público alvo: Alunos do 7ºano
Duração: 50 minutos
Recursos: Data Show  
Escola: Colégio Municipal Rio Branco
Data: 18/10/2017
Objetivos:
O (a) aluno(a) entenda o que é problemas ambientais, o que esse vem causando, como ele pode contribuir para a diminuição desse, quais os problemas ambientais ele consegue identificar na sua cidade e os impactos que esses vem causando à Visconde do Rio Branco.
Conteúdo:
  • definir o que é problemas ambientais;
  • Por que esse tanto ameaça o Planeta?;
  • O que tem causados os maiores problemas da atualidade?
    • Alto crescimento demográfico;
    • urbanização acelerada, ocupação irregular;
    • Desmatamento;
    • Poluição das águas marinha e potável;  
    • Poluição do ar e do solo.
  • Consequências:
    • Perda da Biodiversidade;
    • Aquecimento Global.


Metodologia:
Aula expositiva com participação dos alunos. Logo após a exposição dos conteúdos, apresentar o vídeo A relação do homem com a natureza e o meio ambiente que o rodei… Um vídeo muito comovente disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wcBwFCVC1R0  . Em que discutiremos um pouco de preservação da natureza.


Resultados:
Não muito produtiva a metodologia escolhida, os alunos ficaram dispersos e conversando além da conta. Mas no final tiveram habilidade para discutir alguns pontos levantados.
Não houve fotos

Maquete Cultural:

Maquete Cultural:
O trabalho realizado no dia 30 de agosto de 2017, pelos pibidianos: Patrícia Ferreira Batista, Welerson Machado e Fernanda Evilyn. Consistiu em mostrar para os alunos algumas características culturais da região nordeste. Seja na manifestação artística, religiosa ou culinária.
Inicialmente, nós pibidianos no laboratório fizemos a maquete, usando:
  •  isopor, 
  • tinta guache, 
  • a divisão política do nordeste, 
  • fotos de aspectos culturais de cada estado que compõe a região e também suas respectivas capitais e 
  • palitos de dente. 
Em cada estado tinha a foto da capital e mais duas de manifestações culturais.
Na sala de aula explicamos um pouco do que é a região nordeste, de sua formação, como é a população, a atração turísticas e o clima. Em seguida deixamos que os alunos chegasse próximo a maquete para poder olhar, perguntar sobe e falar o que acharam.