quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Aula prática de Climograma


PLANO DE AULA DO ENSINO MÉDIO

1. IDENTIFICAÇÃO
 Escola: Escola estadual Dr. Mariano da Rocha
Curso: Ensino Médio
Disciplina: Geografia
Carga horária: 50 min
Série: 1° 1 e 2 e 7
Ano: 2017
Professor (a): Emília Santiago da Silva

2. Objetivos
O aluno será capaz de ler, analisar, compreender, descrever e produzir gráficos de climograma. Também será capaz de associar os dados à dinâmica ambiental e ao aproveitamento econômico. E, além disso, a diferenciação do climograma de Gaussen e Walter e seus conceitos.
Para desenvolver essas habilidades, e competências, ele deverá:
1)    Construir num climograma, representando as variações de temperatura e precipitação
2)    Analisar um climograma, descrevendo a distribuição das temperaturas, e das precipitações
3)    Associar a dinâmica climática com atividades econômicas determinadas, principalmente a agricultura.
4)    Compreender que as variações de temperaturas, umidade, precipitação anuam estão relacionadas com o preço de alguns produtos (leite, frutas, leguminosas e etc.)
5)    Perceber a relação entre as estações do ano e a sua própria realidade local (Quando chove mais? Existem deslizamentos de terra? Quando determinadas árvores e plantas, características do lugar florescem ou dão frutos? Algumas doenças aumentam ou diminuem o número de casos em alguma estação do ano? Etc.).
6)    Interpretar se um gráfico corresponde ao hemisfério norte ou sul, apenas de acordo com os dados de média de precipitação e temperaturas ao longo do ano.
  
3. Estratégias

1). Para obtenção dos dados será utilizado o INEMET (Instituto nacional de Meteorologia) e EMBRAPA (Monitoramento por satélite)
2). Será proposta a confecção de climogramas do hemisfério sul e do hemisfério norte.
3) Leitura dos climogramas e descrição das variações de temperaturas e precipitação (ex. verão seco, inverno chuvoso, total pluviométrico anual, média máxima, média mínima, amplitude térmica, etc.)

4. Avaliação
           
            A avaliação será realizada por meio da análise de participação dos alunos em conjunto com o docente, desde a produção do climograma á analise e interpretação do mesmo, evidenciando em conjunto, as principais características observadas nos distintos climogramas de Gaussen e Walter.







Resultados





5. Referências
 Disponível em 15/09/17. Acesso em 15/09/17, as 16:54
Disponível em 15/09/17. Acesso em 15/09/17, as 16:54
Disponível em 15/09/17. Acesso em 15/09/17, as 16:54


Município:Pelotas – RS
Lat.:
31,80 S
Long.:
52,30 W
Altitude:
13.24 m
Período:
1971-2000

Mês
(°C) 
(mm) 
ETP 
  
ARM 
(mm) 
ETR 
(mm) 
DEF 
(mm) 
EXC 
(mm) 
 Jan 
 23,2 
 119 
 124 
 85 
 123 
 1 
 0 
 Fev 
 23,0 
 153 
 110 
 100 
 110 
 0 
 28 
 Mar 
 21,7 
 97 
 102 
 95 
 102 
 0 
 0 
 Abr 
 18,5 
 100 
 68 
 100 
 68 
 0 
 28 
 Mai 
 15,1 
 101 
 44 
 100 
 44 
 0 
 56 
 Jun 
 12,4 
 106 
 28 
 100 
 28 
 0 
 78 
 Jul 
 12,3 
 146 
 28 
 100 
 28 
 0 
 118 
 Ago 
 13,4 
 117 
 34 
 100 
 34 
 0 
 83 
 Set 
 14,9 
 124 
 44 
 100 
 44 
 0 
 80 
 Out 
 17,5 
 101 
 67 
 100 
 67 
 0 
 34 
 Nov 
 19,6 
 100 
 86 
 100 
 86 
 0 
 14 
 Dez 
 22,0 
 103 
 115 
 89 
 114 
 1 
 0 
 TOTAIS 
 213,6 
 1.367 
 850 
 1.169 
 848 
 1 
 519 
 MÉDIAS 
 17,8 
 114 
 71 
 97 
 71 
 0 
 43 
Fonte:INMET


Município:Boa Vista - RR
Lat.:
2,82 N
Long.
60,42 W
Altitude:
90 m
Período:
1923-1997

Mês
(°C) 
(mm) 
ETP 
  
ARM 
(mm) 
ETR 
(mm) 
DEF 
(mm) 
EXC 
(mm) 
 Jan 
 27,6 
 28 
 153 
 0 
 29 
 125 
 0 
 Fev 
 27,8 
 28 
 148 
 0 
 28 
 119 
 0 
 Mar 
 28,2 
 47 
 174 
 0 
 47 
 128 
 0 
 Abr 
 28,1 
 120 
 167 
 0 
 120 
 47 
 0 
 Mai 
 26,9 
 282 
 146 
 100 
 146 
 0 
 36 
 Jun 
 25,9 
 356 
 122 
 100 
 122 
 0 
 234 
 Jul 
 25,8 
 353 
 124 
 100 
 124 
 0 
 229 
 Ago 
 26,4 
 219 
 135 
 100 
 135 
 0 
 83 
 Set 
 27,7 
 97 
 158 
 54 
 143 
 16 
 0 
 Out 
 28,3 
 60 
 177 
 17 
 98 
 80 
 0 
 Nov 
 28,2 
 53 
 168 
 5 
 65 
 103 
 0 
 Dez 
 27,8 
 44 
 163 
 2 
 47 
 116 
 0 
 TOTAIS 
 328,7 
 1.686 
 1.836 
 478 
 1.103 
 733 
 583 
 MÉDIAS 
 27,4 
 140 
 153 
 40 
 92 
 61 
 49 
Fonte:INMET


Município:Viçosa - MG
Lat.:
20,75 S
Long.
42,85 W
Altitude:
690 m
Período:
1961-1990

Mês
(°C) 
(mm) 
ETP 
  
ARM 
(mm) 
ETR 
(mm) 
DEF 
(mm) 
EXC 
(mm) 
 Jan 
 22,1 
 197 
 103 
 100 
 103 
 0 
 94 
 Fev 
 22,3 
 149 
 96 
 100 
 96 
 0 
 53 
 Mar 
 21,8 
 121 
 97 
 100 
 97 
 0 
 24 
 Abr 
 20,0 
 50 
 75 
 78 
 72 
 3 
 0 
 Mai 
 17,7 
 30 
 57 
 59 
 49 
 9 
 0 
 Jun 
 16,0 
 19 
 43 
 46 
 32 
 12 
 0 
 Jul 
 15,4 
 24 
 41 
 39 
 31 
 10 
 0 
 Ago 
 16,9 
 19 
 51 
 28 
 30 
 21 
 0 
 Set 
 18,3 
 53 
 61 
 26 
 55 
 6 
 0 
 Out 
 20,2 
 110 
 82 
 55 
 82 
 0 
 0 
 Nov 
 20,2 
 205 
 83 
 100 
 83 
 0 
 77 
 Dez 
 21,3 
 245 
 98 
 100 
 98 
 0 
 147 
 TOTAIS 
 232,2 
 1.222 
 888 
 832 
 827 
 60 
 395 
 MÉDIAS 
 19,4 
 102 
 74 
 69 
 69 
 5 
 33 
Fonte:INMET


sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Acesse o Afroflix - Material didático interessante....Vale a pena...

Sobre a AFROFLIX

AFROFLIX é uma plataforma colaborativa que disponibiliza conteúdos audiovisuais online com uma condição: aqui no AFROFLIX você encontra produções com, pelo menos, umaárea de atuação técnica/artística assinada por uma pessoa negra. São filmes, séries, web séries, programas diversos, vlogs e clipes que são produzidos OU escritos OU dirigidos OU protagonizados por pessoas negras.

*Inicialmente estamos disponibilizando a plataforma apenas com conteúdos brasileiros. Mas se você não é brasileiro, se encaixa nas exigências da plataforma e concorda com os termos de uso do site, você pode se inscrever! Ou, se você tem uma indicação maneira para fazer e que se encaixa nas exigências da plataforma, fala que é nós! :)


As batalhas de passinho.


sexta-feira, 11 de agosto de 2017

PIBID em Movimento

Movimentos Tectônicos e Toponímias Indígenas


Évelyn Freire da Silva
Geovanna Laura Santos Januário
Talita Teixeira da Costa



No dia 08 de Junho de 2017, as estudantes do curso de Geografia integrantes do PIBID, Évelyn, Talita e Geovanna, realizaram junto ao professor de Geografia do Colégio Municipal de Rio Branco, Diego Ingran, aulas expositivas que tiveram como tema Movimentos Tectônicos, para os estudantes dos 6° anos, e Toponímias Indígenas para os estudantes dos 6° e 7° anos. 
As atividades foram realizadas a fim de demonstrar, através da confecção de uma maquete, o movimento e a disposição das placas tectônicas no Globo terrestre. Foram também desenvolvidas apresentações através de slides para maior compreensão dos alunos.
Para a apresentação das toponímias indígenas regionais, explorando a matriz indígena brasileira. Os recursos utilizados foram visuais, a fim de representar através de ilustrações os significados das mesmas.



terça-feira, 6 de junho de 2017

Refugiados

O problema dos refugiados, no mundo,  não aflige somente os países envolvidos em crises ou guerra,



mas toda a comunidade internacional, que não pode se furtar ao problema, que envolve a quebra do ciclo da vida das pessoas, o que coloca em risco a própria existência de um convívio mais humano e respeitoso entre as culturas, que vem sendo atacadas pela intolerância em todos os níveis. Por isso, é necessário falar de uma temática, pois um dia poderemos ser nós os atingidos e nos transformarmos, mesmo a revelia um refugiado.

Para alimentarmos o debate, sugerimos que você possa assistir aos vídeos a seguir.
Bom debate.




Bolsistas do PIBID (Geosociobiodiversidade): Emília Santiago, Carlos Arruda e Leidiane Brito.

Globalização: Consumismo e alienação

A Globalização é um assunto muito falado, porém, às vezes, pouco compreendido por parte dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, por conta da complexidade e das relações escalares, muitas vezes não compreendido, como também a não visualização dos impactos desse fenômeno global  na escala local.

Em virtude disso, o Pibid-Geopsociodiversidade, na figura dos acadêmicos Emília Santiago, Carlos Arruda e Leidiane Brito, aplicaram na Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha, na cidade de Teixeiras, no dia 19 e 23 de março de 2017, uma dinâmica em 5 turmas desenvolvida pelo professor  Sanderson dos Santos Romualdo do Colégio de Aplicação João XXIII, obtida no portal do professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30503


Bolsistas do PIBID-Geografia (Geosociobiodiversidade) apresentando a proposta de dinâmica a Turma do 9 ano do turno da manhã na Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha (Da esquerda para direita: Emília Santiado, Carlos Arruda e Leidiane Brito), no dia 23 de março de 2017.
 Estratégias e recursos da aula
1º. Passo:   
Professor (a), inicie a aula com uma música para facilitar o tema proposto.

Texto 1 - Áudio e Letra da Música 3º. Do Plural 
3ª Do Plural (Engenheiros do Hawaii)
Corrida pra vender cigarro
cigarro pra vender remédio
remédio pra curar a tosse
tossir, cuspir, jogar pra fora
corrida pra vender os carros
pneu, cerveja e gasolina
cabeça pra usar boné
e professar a fé de quem patrocina

Eles querem te vender, eles querem te comprar
querem te matar, de rir ... Querem te fazer chorar
quem são eles?
quem eles pensam que são?

Corrida contra o relógio
silicone contra a gravidade
dedo no gatilho, velocidade
quem mente antes diz a verdade
satisfação garantida
obsolescência programada
eles ganham a corrida antes mesmo da largada

E eles querem te vender, eles querem te comprar
querem te matar, à sede...eles querem te sedar
quem são eles?
quem eles pensam que são?

Vender... Comprar... Vedar os olhos
jogar a rede contra a parede
querem te deixar com sede
não querem nos deixar pensar
quem são eles?
quem eles pensam que são?

2º. Passo:
Professor (a), após os alunos ouvirem a música 3ª. do Plural, do grupo Engenheiros do Hawaii, inicie uma discussão em sala de aula acerca da mensagem contida na letra da música.
Questão para a discussão:
Para facilitar a discussão, peça a eles que relacionem as palavras da letra da música com as palavras do tema, Globalização – consumismo e alienação, proposto no quadro.
- É importante salientar que a letra faz menção ao consumismo estimulado por diferentes meios de comunicação, como: TV, Rádio e Internet;
- Pode-se destacar também que o estímulo ao consumo produz, entre seus efeitos negativos, um quadro de alienação em um grande número de consumidores.
3º. Passo:
Professor (a), com o auxílio do texto 02, discuta com seus alunos sobre os problemas do consumismo e alienação, de forma que eles sejam capazes de relacionar esses problemas com as disparidades socioeconômicas que caracterizam as sociedade.
Texto 2 - Alienação no consumo/ O consumo não-alienado
"O ato do consumo é um ato humano por excelência, no qual o homem atende a suas necessidades orgânicas (de subsistência), culturais (educação e aperfeiçoamento) e estéticas.
Quando nos referimos a necessidades, não se trata apenas daquelas essenciais à sobrevivência, mas também das que facilitam o crescimento humano em suas múltiplas e imprevisíveis direções e dão condições para a transcendência. Nesse sentido, as necessidades de consumo variam conforme a cultura e também dependem de cada indivíduo [...]
O consumo alienado
[...] Num mundo em que predomina a produção alienada, também o consumo tende a ser alienado. A produção em massa tem por corolário o consumo de massa.
O problema da sociedade de consumo é que as necessidades são artificialmente estimuladas, sobretudo pelos meios de comunicação de massa, levando os indivíduos a consumirem de maneira alienada [...]
 
4º. Passo:
Atividade individual.
Professor (a), distribua cópias das figuras 01 e 02 para os alunos. Peça para que cada umo produza um pequeno texto a partir da leitura das imagens e da discussão realizada anteriormente. Estabeleça um tempo para a tarefa. 
Figura 1


Figura 2