Progressão - E.E. Dr Mariano da Rocha
Flavia Coura
Nataly Marota
Trata-se do ensino em
progressão, que visa recuperar os conteúdos lecionados no ano anterior, sem
comprometer o rendimento nas demais disciplinas cursadas no ano da reprovação e
no ano vigente, fazendo com que os estudantes tenham a chance de recuperar a
disciplina perdida no ano anterior, e ao mesmo tempo tenham acesso ao ensino
regular sem interrupções ocasionadas por reprovação, diminuindo assim os
índices de evasão escolar e repetência.
O trabalho foi
desenvolvido visando promover a revisão dos conteúdos e auxiliar no
desenvolvimento das atividades propostas. Tendo como estratégia a orientação
através de aulas de reforço em horário extra – turno.
Para a realização das
atividades propostas, utilizamos como referência algumas sínteses contidas no
livro didático “Geografia Uma leitura do mundo”, de Sonia Castellar e Valter
Maestro, na elaboração de um resumo dos principais conteúdos. O mesmo foi
disponibilizado aos alunos de forma impressa para ser utilizado como material
suporte na realização dos estudos e das atividades propostas.
Síntese dos conteúdos. |
O mesmo material foi
utilizado como referência na elaboração de uma lista de exercícios, a serem
realizados individualmente e entregues junto ao resumo do mesmo. Como forma de
avaliação, elaboramos uma prova de acordo com o conteúdo previamente
disponibilizado aos alunos. A avaliação ainda considerou o resultado da lista
de exercícios e do resumo do material disponibilizado. Encerramos as
atividades com a aplicação e correção da prova.
Lista de exercícios elaborada. |
Prova elaborada. |
Pudemos concluir que
os resultados obtidos foram positivos. Pois ainda que tenha se dado
através de um conteúdo resumido, a progressão proporcionou aos alunos a fixação
de pontos importantes sobre os temas abordados. Logo, todos foram aprovados e
seguiram regularmente o 7º ano letivo. Embora tenhamos realizado a correção das
atividades, a avaliação por nota ficou a cargo do professor.
A Progressão se
mostra eficiente na recuperação de estudantes que apresentam rendimento
insuficiente. Constitui uma forma de a escola diminuir os índices de evasão e
repetência, promovendo ainda uma melhora na autoestima do aluno, oportunizando
a sua permanência e o sucesso escolar.
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