terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Progressão 6º ano - E.E. Dr Mariano da Rocha

  Progressão - E.E. Dr Mariano da Rocha

Flavia Coura
Nataly Marota

 No primeiro período de 2017, através da experiência oportunizada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Geografia - UFV, atuando pelo subprojeto Geosociobiodiversidade, na Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha, tivemos a oportunidade de desenvolver um trabalho entre os meses de  Março a Maio com o objetivo de recuperar um total de 5 alunos que obtiveram rendimento insuficiente na disciplina de Geografia  no 6º ano, no ano anterior.
Trata-se do ensino em progressão, que visa recuperar os conteúdos lecionados no ano anterior, sem comprometer o rendimento nas demais disciplinas cursadas no ano da reprovação e no ano vigente, fazendo com que os estudantes tenham a chance de recuperar a disciplina perdida no ano anterior, e ao mesmo tempo tenham acesso ao ensino regular sem interrupções ocasionadas por reprovação, diminuindo assim os índices de evasão escolar e repetência.
O trabalho foi desenvolvido visando promover a revisão dos conteúdos e auxiliar no desenvolvimento das atividades propostas. Tendo como estratégia a orientação através de aulas de reforço em horário extra – turno.
Para a realização das atividades propostas, utilizamos como referência algumas sínteses contidas no livro didático “Geografia Uma leitura do mundo”, de Sonia Castellar e Valter Maestro, na elaboração de um resumo dos principais conteúdos. O mesmo foi disponibilizado aos alunos de forma impressa para ser utilizado como material suporte na realização dos estudos e das atividades propostas. 
Síntese dos conteúdos.
O mesmo material foi utilizado como referência na elaboração de uma lista de exercícios, a serem realizados individualmente e entregues junto ao resumo do mesmo. Como forma de avaliação, elaboramos uma prova de acordo com o conteúdo previamente disponibilizado aos alunos. A avaliação ainda considerou o resultado da lista de exercícios e do resumo do material disponibilizado.  Encerramos as atividades com a aplicação e correção da prova.
Lista de exercícios elaborada.
Prova elaborada.

Pudemos concluir que os resultados obtidos foram positivos. Pois ainda que tenha se dado através de um conteúdo resumido, a progressão proporcionou aos alunos a fixação de pontos importantes sobre os temas abordados. Logo, todos foram aprovados e seguiram regularmente o 7º ano letivo. Embora tenhamos realizado a correção das atividades, a avaliação por nota ficou a cargo do professor.
A Progressão se mostra eficiente na recuperação de estudantes que apresentam rendimento insuficiente. Constitui uma forma de a escola diminuir os índices de evasão e repetência, promovendo ainda uma melhora na autoestima do aluno, oportunizando a sua permanência e o sucesso escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário