O
mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho
docente A proposta de Denis Richter neste livro - fruto de pesquisa de campo
realizada com alunos da 3.a série do ensino médio de Presidente Prudente (SP) -
é investigar o raciocínio geográfico desenvolvido pelos estudantes a partir do
ensino da Geografia em unidades de ensino públicas e privadas.
Partindo
da construção de mapas mentais da cidade, Richter analisou e interpretou o
raciocínio geográfico formado ao longo da educação básica, identificou e
avaliou os conteúdos que os alunos possuíam de Geografia e levantou como eles
utilizavam a linguagem espacial para expressar seus conceitos espontâneos e
científicos.
A
produção desses mapas mentais revelou ainda os conceitos que os alunos
desenvolvem sobre a organização e a estrutura da cidade, bem como sobre os
processos que, no entender deles, determinam os diferentes contextos do espaço
urbano.
O
objetivo de fundo do livro de Richter é oferecer subsídios para que o ensino da
Geografia proporcione um "novo olhar" sobre seu contexto
sócio-cultural. Citando Milton Santos, o autor afirma que esse olhar está
relacionado ao estudo do espaço, ou seja, ao estabelecimento de relações com os
objetos e arranjos espaciais que compõem a sociedade - a totalidade.
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